Educação de qualidade e inclusão de quilombolas nas universidades é uma luta da CONAQ, que faz ações visando a equidade.

A Universidade de Brasília (UNB) contará, a partir do segundo semestre de 2023, com vagas específicas para quilombolas após aderir ao Sistema de Cotas para Quilombolas. A política de ação afirmativa é importante para garantir que estudantes quilombolas acessem e concluam formações em nível superior. Conforme o edital publicado, o ingresso de novos alunos será por meio de notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2022.

As inscrições começam nesta sexta-feira (31) e vão até 19 de abril. Os candidatos e candidatas mais bem classificadas/os na seleção vão preencher vagas em cursos de graduação presenciais.

Acesso aqui o edital

A Universidade de Brasília é referência nacional em ensino, pesquisa e extensão e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Mesmo sendo considerada uma das melhores do Brasil, essa é a primeira vez que a UNB conta com cotas específicas para quilombolas. A instituição já contava com vestibular indígena.

A Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) que cobra pautas de educação para as comunidades comemorou a novidade.

Givânia Silva, que é professora quilombola, pesquisadora, co-fundadora da CONAQ e integrante da Rede de Ativistas do Fundo Malala no Brasil e do Projeto Seta (Sistema de Educação pela Transformação Antirracista) disse que a luta pelo direito quilombola continua sendo permanente.

“Até mesmo nos espaços que a gente considera que já avançaram no sentido de incluir, quando se trata de quilombolas essa inclusão é mais demorada. Fiquei bem emocionada, embora já devesse ter acontecido, por saber que pela primeira vez a UNB vai ter vaga específica para quilombola, disse Givânia.

A ativista disse que outras universidades precisam aderir e disponibilizar vagas específicas. “Uma universidade que tem a história que a UNB tem de construção de cotas, uma pioneira nessa política de ações afirmativas, demorar tanto tempo para incluir especificamente os quilombolas é sintomático de uma sociedade que inviabiliza esses coletivos. Nossa luta é para que a UNB e todas as outras universidades federais, estaduais e institutos possam sim reservar vagas específicas para quilombolas nos cursos de graduação e pós-graduação”.

O edital

Conforme o edital de abertura, os candidatos serão selecionados de acordo com a opção do sistema de vagas, do campus, do curso e do turno, segundo o seu desempenho no Enem de 2022. A seleção é realizada por meio de três sistemas de vagas: o Sistema Universal, o Sistema de Cotas para Escolas Públicas e o Sistema de Cotas para Negros.

Para concorrer prioritariamente pelo Sistema de Cotas para Negros, o candidato deverá preencher os requisitos apresentados no edital. Os candidatos que se autodeclararam negros, pardos, indígenas ou quilombolas serão convocados para validação de autodeclaração, etapa de responsabilidade do Cebraspe.

A validação de autodeclaração do candidato que se autodeclarou indígena ou quilombola será realizada documentalmente e complementada com entrevista.

Acesse o edital para saber todos os detalhes.

Share This