A Coordenação de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), movimento social de representação nacional das comunidades quilombolas, vem, pormeio do presente instrumento, externalizar o seu imenso repúdio às ameaças feitas contra a vida da liderança quilombola José Carlos Lopes, do quilombo Castainho, em Pernambuco.As ameaças sofridas pelo líder quilombola representam a forma mais tradicional de se tentar calar o povo negro, qual seja, pela intimidação. Contudo, tais práticas jamais na história foram capazes de frear a coragem do povo negro de resistir contra as mais variadas formas de opressão.

Repudiamos com veemência esse estado de violência, recorrente desde a formação desse país, a que são submetidas as comunidades negras. Tais práticas criminosas devem ser combatidas com rigor pelo Estado brasileiro, com políticas públicas específicas. O terror pedagógico, tentado pelas ameaças, não conseguirá impedir que as conquistas do povo quilombola avancem.

A CONAQ requer das autoridades policiais as devidas providências, no sentido de proteger a vítima com os métodos cabíveis e investigar a autoria das referidas ameaças.

Reforça-se mais ainda a exigência quando a conjuntura política do país é de se legitimar a atuação violenta de fazendeiros em nome da propriedade privada.

Para o aguerrido líder José Carlos Lopes, a CONAQ deixa uma marcante frase de Nelson Mandela: “a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele”. Que a luta continue, com mais sede de justiça a cada dia.

CONAQ, Brasília, 20 de Setembro de 2019

Share This