O II AQUILOMBAR será nesta quinta-feira (16) em Brasília. Com o tema “Ancestralizando o Futuro”, o maior evento quilombola do país vai reunir comunidades de todas as regiões e biomas do Brasil. Caravanas de diferentes estados se dirigem à Brasília para participar do ato histórico.
Juntos e juntas, discutiremos pautas, criaremos estratégias e celebraremos a nossa resistência em um evento repleto de cultura, conhecimentos ancestrais , saberes e conexões.
O AQUILOMBAR é um ato de resistência organizado pela Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). A nossa grande marcha, que terá início às 14h – saindo da FUNARTE em direção ao Congresso Nacional, marcará o evento. Nesse momento, com as nossas bandeiras, reivindicaremos nossos direitos.
Paralelamente teremos feira temática quilombola com a venda de produtos produzidos nos quilombos de todo o Brasil, oficinas de trança e dança, atendimento jurídico, quilombinho (espaço para crianças) e rodas de conversa. Entre as pautas estão a regularização de territórios, combate à violência e pautas sobre defesa da Educação Escolar Quilombolas, das Mulheres/Defensoras (es), Saúde, Juventude, LGBTQIAPN+ entre outras. Também teremos um espaço exclusivo para doações às vítimas do desastre em Rio Grande do Sul.
Durante o Aquilombar discutiremos assuntos da atualidade, como Eleições Municipais, COP 30, Racismo e Violência contra os Quilombos no Brasil e outros temas que nos afetam diretamente dentro e fora dos nossos territórios. Também faremos entregas de documentos e demandas ao Governo Federal.
Ao final do ato haverá leitura e aprovação da carta final do Aquilombar 2024. O documento vai pontuar as questões apresentadas durante toda o dia, incluindo as necessidades para a segurança e bem-estar das nossas comunidades.
Biko Rodrigues, coordenador da CONAQ, afirmou que o AQUILOMBAR é um movimento de luta que conta com as forças de centenas de comunidades. ‘Vamos lutar pela defesa dos nossos territórios quilombolas. O Brasil é quilombola!”, disse.
Quem não é quilombola e deseja participar da caminhada, está autorizado. Somente a marcha ao Congresso Nacional será aberto ao público. Para participar de todo o evento é necessário credenciamento prévio, tanto para quilombolas como não quilombolas. Acesse o formulário no link abaixo para realizar o seu credenciamento e assegure seu lugar no Aquilombar 2024. Mal podemos esperar para receber você! Inscrição no evento (google.com)