Sobrinhos de Jovair Arantes que ocupavam cargos no INCRA e no Ministério do Trabalho são presos

*Por Cláudio Dantas

O ministro Edson Fachin autorizou a prisão preventiva de Leonardo Arantes, secretário-executivo do Ministério do Trabalho, e Rogério Papalardo Arantes, diretor de Orçamento e Estrutura Fundiária do Incra, mas com influência direta na Secretaria de Relações do Trabalho.

Ambos são sobrinhos de Jovair Arantes (líder do PTB). Léo Arantes já foi alvo de outras denúncias envolvendo contratos de informática no Ministério do Trabalho e comanda o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que tem orçamento de R$ 20 bilhões.

O Antagonista obteve a íntegra dos alvos da Operação Registro Espúrio, que desbaratou esquema de corrupção na liberação de registros sindicais pelo Ministério do Trabalho.

Os demais presos preventivamente são Carlos Cavalcante Lacerda, secretário de Relações do Trabalho; Renato Araújo Jr, coordenador-geral de Registro Sindical; Renata Frias Pimentel, chefe da divisão de registro sindical; os ex-funcionários comissionados Leonardo Dias Cabral e Jessica Mattos Rosseti, além da lobista Verusca Peixoto da Silva.

Já os presos temporários são Norberto Martins (secretário-geral do PTB), Maurício Moreira da Costa Júnior, Marcelo de Lima Cavalcanti (chefe de gabinete de Paulinho da Força), Paulo Roberto Ferrari, Ruy Queiroz Amorim, Sílvio de Barbosa Assis, Carlos Artur Barboza, Cláudio Mendes Neto, Daniel Rodrigo Vesely, Guilherme Simão dos Santos, Hudson, Marcelo da Silva, João Alberto Graça, Luciano Estevam Rodrigues, Amabile Biancardi Augusto Fernandes e Bruno de Andrade Silva.

O Deputado Jovair Arantes também é acusado de interesse na redução do território do quilombo de Mesquita-GO proposta arbitrariamente pelo INCRA, onde trabalhava um de seus sobrinhos. Para entender o caso, leia mais em:

Governo reduz território quilombola em 82,3% e beneficia empresa de Sarney

Para atender José Sarney, Incra viola direitos de quilombolas

**Matéria original disponível no site de O Antagonista, publicada em 30 de maio de 2018.

Share This