XepaCult une sustentabilidade e tradição gastronômica no Espinheiro

XepaCult (Mostra de Gastronomia de Tradição pelo Consumo Consciente) se muda, neste sábado (11), para a Maumau Galeria, que recentemente lançou a mostra Prato de Artista. As mestras cozinheiras Bárbara Oliveira e Maria Rosária Oliveira, do Povo Indígena Pankararu, irão preparar pratos tradicionais ou novas receitas criadas com as sobras da Feira Agroecológica das Graças.

Neste mês de novembro, o evento deixa Olinda e passa a recolher a chamada “xepa” da Rede Espaço Agroecológico. Tudo o que não for vendido pelos agricultores, poderá ser utilizado. Na agroecologia, o uso das sobras já é algo bastante comum, seja para troca entre os agricultores, consumo dos animais ou da família e de amigos e, em último caso, na compostagem.

A proposta da XepaCult é estimular o consumo consciente a partir da valorização do patrimônio gastronômico de comunidades quilombolas e povos indígenas de Pernambuco. Na exposição “Tem cheiro de Pitiú”, a fotógrafa macapaense Dila Vieira apresenta uma série de imagens produzidas no Amazonas sobre as tradições da pesca e do preparo de peixes na palha da bananeira.

Exposição

Na Maumau Galeria, o público poderá degustar os sabores da cozinha de tradição indígena, comida limpa, boa e justa, conforme os princípios do movimento Slow Food. Além da comida, a XepaCut promove a exposição fotográfica “Tem cheiro de Pitiú”, de Dila Vieira, e a apresentação musical “O som do barro” com Mestre Nado e convidados.

O evento é realizado neste sábado (11), das 13h às 17h. A entrada e a degustação gastronômica são gratuitas. O Maumau fica na Rua Nicarágua, 173, Espinheiro, Recife.

XepaCult – Mostra de Gastronomia de Tradição pelo Consumo Consciente
11 de novembro (sábado), das 13h às 17h
MauMau – Rua Nicarágua, 173, Espinheiro, Recife
Entrada e degustação gratuitas

 

Share This