24 ago

Visibilidade! Gazeta e Coeqto lançam Coluna exclusiva para debater demandas quilombolas do TO e do país

| Gazeta do Cerrado – Para mentes pensantes | – 23/08/2019

Maju Cotrim

A Gazeta do Cerrado e a Coordenação das Comunidades Quilombolas do Tocantins (Coeqto) lançaram nesta sexta-feira, 22, a Coluna “Vida Quilombo”, o primeiro espaço exclusivo num veículo de comunicação para os assuntos voltados para as comunidades. O lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22, na Universidade Federal do Tocantins durante o Congresso Nacional de Pesquisadores Negros e contou com a presença de vários quilombolas e demais formadores de opinião.

As publicações serão semanais. É um primeiro espaço numa mídia que não é segmentada para assuntos sociais.

A Coluna é um espaço que será alimentado pelos quilombolas que encaminharão textos discutindo temáticas e assuntos voltados para as comunidades. A parceria surgiu por ideia dos próprios quilombolas que sentem a necessidade de ter um espaço que tenham sua voz e vez.

Para a Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado, jornalista Maria José Cotrim, a Coluna chega para somar ao propósito da Gazeta de diversificar os assuntos e ser uma fonte completa com temas variados para os internautas.

A Jornalista e membro da Coeqto, Maryellen Crisóstomo :” No atual cenário político do Brasil onde vemos muitos ataques, precisamos de visibilidade para que a sociedade sabe que a gente exista”, disse. Todos os quilombolas que farão os textos são graduados em vários cursos e áreas. “É preciso diversificar para que de fato possa assegurar os diretos das demandas. O espaço também é para visibilidade dos quilombolas do Tocantins”, disse.

Ela afirmou ainda: “temos entraves, demandas e pautas importantes e precisamos ter visibilidade”, disse.

Jornalista quilombola Mariellen fala da importância da Coluna

A Coluna terá fotos, curiosidades e assuntos do universo quilombola. ” A Coluna chega também para suprir uma demanda que é a falta de conteúdo sobre os quilombolas”, explica a editora.

O reconhecimento dos saberes quilombolas é outro ponto importante. “Um conhecimento que ficou por trás das cortinas e não foi visibilizado”, disse Cenelita.

Este é o espaço e vamos começar as publicações neste sábado! Curta, participe e conheça o universo quilombola!

Foto: Marco Aurélio Jacob
*MATÉRIA RETIRADA DO SITE GAZETA DO CERRADO
Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
 YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Share This