24 jul

V Encontro de Educação Escolar Quilombola em MT vai discutir políticas públicas para estudantes quilombolas

Por: Letícia Queiroz

A quinta edição do Encontro de Educação Escolar Quilombola de Mato Grosso terá como tema “A reconstrução das políticas nacionais para a educação escolar quilombola e seus desafios no Estado de Mato Grosso”. O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de setembro na Escola Estadual Quilombola Verena Leite de Brito, em Vila Bela da Santíssima Trindade – MT. As inscrições estão abertas e são feitas pela internet. (saiba mais abaixo)

O Encontro foi pensado coletivamente como espaço de compartilhamento de experiências pedagógicas, pesquisas, entre o conjunto dos profissionais das escolas quilombolas,  pesquisadores e interessados. O principal objetivo é discutir a materialidade das políticas públicas das Comunidades Escolares  Quilombolas, das escolas e das comunidades quilombolas de Mato Grosso.

Nos três dias de evento terão apresentações de trabalhos de pesquisas, rodas de conversa, relatos de experiências de docentes quilombolas e demais discussões sobre o tema.

O Encontro contará com a presença de Integrantes do Coletivo de Educação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes representatividades dos Movimentos sociais negros e Quilombolas de MT, secretarias de educação e demais interessados no tema.

Givânia Maria da Silva, co-fundadora da CONAQ, coordenadora do Coletivo de Educação da CONAQ e ativista por educação quilombola vai participar da mesa de abertura.

“Vai ser um momento importante nessa retomada de reconstrução do nosso país, mas também de um novo desenho da política pautada para as comunidades quilombolas. Esse ano vamos também ter a presença da professoras e alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas. A nossa presença é para reforçar o diálogo entre a universidade e o movimento social, mas também apresentar a Escola Nacional. Vai ser uma experiência importante”, disse Givânia.

O Encontro é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola/ GEPEQ/PPGE/UFMT em parceria com a SEDUC/MT e Escolas Estaduais e Municipais Quilombolas de Mato Grosso.

A professora Dra. Suely Dulce de Castilho, que participa da organização, disse que o Encontro deve contribuir muito para quem participar e principalmente para uma melhoria na Educação Escolar Quilombola.

“Nós esperamos que o V Encontro de Educação Quilombola reascenda e reforce para os professores e professoras e comunidade o fortalecimento da educação, a troca de saberes, de angustias. É um momento acadêmico e político. É um espaço de dialogar com as autoridades, sobre as necessidades, sobre as reivindicações”, disse Suely Dulce de Castilho.

Objetivos do encontro

Objetivo principal:   Discutir a materialidade das políticas públicas das Comunidades Escolares  Quilombolas, no chão das escolas e das comunidades quilombolas do Estado de Mato Grosso.

Objetivos  específicos: Fomentar o compartilhamento de experiências pedagógicas exitosas no campo da educação quilombola contextualizada, a partir da abordagem dos etnossaberes/tecnologias sócias quilombolas e potencializar a parte diversificada do currículo escolar.

Promover a socialização de pesquisas acadêmico- científicas que discutam a Educação Escolar Quilombola em suas diversas perspectivas;

Oferecer aos docentes das escolas estaduais do Estado de Mato Grosso momentos de formação de continuada, trocas de experiências e saberes entre si e com pesquisadores/as.

Oferecer informações e reflexões sobre as ações e políticas públicas nacionais e locais para os territórios quilombolas.

Inscrições

Conforme a organização, podem participar do evento e se inscrever os profissionais da Educação das redes públicas e privadas, do Ensino Básico, Ensino Superior e da Pós-graduação; estudantes do Ensino  Básico, graduação, mestrado e doutorado, membros de Movimentos Sociais; e demais  profissionais   ou pessoas interessadas  nas temáticas  quilombolas.

As inscrições estão abertas e custam R$ 60. Os valores serão usados para despesas com alimentação.

Para se inscrever, basta acessar o site do evento e clicar na aba “inscrições”. – https://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/encontroqui/encontroqui.

Share This