Um Manifesto Negro em Defesa da Greve Geral

O Fórum Sergipano das Religiões de matriz africana juntamente com a Federação Luar de Umbanda e Candomblé de Sergipe, Agenda 100% Axé, Coordenação Nacional Quilombola (CONAQ), Aliados Pelos Versos e Federacão Sergipana Quilombola apoiam a Greve Geral do dia 14 de junho de 2019, nesta sexta feira. As pautas em questão são Contra a Reforma da Previdência do governo fascista de ultra direita de Bolsonaro que colocará a população negra nas mesmas condições da era colonial, Contra o Racismo Religioso, contra o genocídio da juventude negra e a violência aos povos Tradicionais de matriz africana e em defesa da Liberdade de Lula um preso político vitima de um golpe midiático e jurídico.

Essas organizações reafirmam seu compromisso com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras e com os direitos humanos e declaram que as medidas propostas pelo governo Bolsonaro são racistas e genocidas e que atingem diretamente o povo negro, uma população historicamente excluída.
A população negra em sua essência cultural, religiosa e ancestral são alvo histórico da desigualdade e da violência, de uma sociedade estruturada pelo racismo, pelo patriarcado, pela LGBTfobia e todas as formas de preconceito e discriminação que estamos submetidos (as), se soma mais uma vez nas ruas, contra a perda dos poucos direitos conquistados com muita luta pelos trabalhadores negros brasileiros.

“O povo negro de novo vai ser prejudicado, porque em um Estado, em um ambiente culturalmente racista como o nosso, mesmo tendo regramento jurídico que garanta a igualdade de oportunidades, o povo negro já não tem essas oportunidades, imagina quando a gente deixa de ter esse regramento jurídico? Imagina quando deixa de ter as normativas que garantem igualdade de oportunidades e regulação do trabalho? Então, sem dúvida que não faltam motivos para a população negra se mobilizar e ocupar as ruas na greve”.
Por isso, convidamos todos e todas no dia 14 de junho (sexta-feira) para estarem na rua articulados e somados ao movimento sindical e social, porque a reforma da Previdência vai colocar o povo brasileiro em período que foi abolido em 1888, e ai juventude negra, povo de axé, sabemos que negros e negras somos os mais prejudicados. Por isso, dia 14 sexta feira todas e todas a Greve Geral.

Share This