18 maio

Quilombolas na produção de sua própria proteção 

Em meio à pandemia, alguns quilombos do Brasil estão confeccionando máscaras de tecidos para a proteção das comunidades. O Quilombo Carrapatos da Tabatinga, do município de Bom Despacho-MG, é um dos exemplos dessa ação. As máscaras são produzidas por artesãos da comunidade e são usados tecidos temáticos que remetem ao continente africano e depois  distribuídas nas próprias comunidades. O agravamento do Covid-19 nos quilombos vem crescendo muito, então lideranças de todo o país passaram a incentivar uma produção independente de máscaras de tecido.  

As Comunidade Paiol de Telha – PR e o Quilombo dos Caetanos em Capuan, município de Caucaia-CE, também estão produzindo máscaras para o cuidado da saúde do povo quilombola. Isabel Cristina, presidente da associação dos remanescentes no quilombo dos Caetanos-CE, contou um pouco sobre as produções da sua comunidade: 

“Nossas Crianças Quilombolas também na prevenção contra o Coronavírus. José Heitor já pegou sua Máscara. Nossa base sempre será o nosso Futuro. Proteger os nossos e os demais contra essa Pandemia. Em Isolamento Social podemos também salvar nossas vidas e dos demais parentes, amigos e a Humanidade Inteira.” 

 

“NOSSOS QUILOMBOS TAMBÉM MERECEM TER UM CUIDADO DIGNO. PELA NOSSA SAÚDE, NEM UM QUILOMBO A MENOS!”

 

créditos: Gabriel Januário

 

créditos: Gabriel Januário

Texto: Gabriel Januário e Nathalia Purificação 

Fotos: Gabriel Januário

 

Share This