Oficina Novas Tecnologias e Povos Tradicionais acontecerá em Macapá neste final de semana

Resultado de imagem para oficinas novas tecnologias + eCAM

A CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, em parceria com a ECAM- Equipe de Conservação da Amazônia, com a Google, e com o apoio financeiro da USAID- Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, realizarão entre os dias 13 e 15 de abril uma oficina de capacitação voltada especialmente para o público quilombola.

A oficina está ligada ao programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais, no qual os quilombolas são apresentados a ferramentas de levantamento de dados geoespaciais  e sociambientais que podem os auxiliar na gestão sustentável de seus territórios.

Resultado de imagem para oficinas novas tecnologias + quilombolas

Nesta primeira oficina, participarão quilombolas das comunidades amapaenses de Curiaú, Cunani, dentre outras. A oficina será para 30 alunos, todos quilombolas.

Durante os três dias de encontro os quilombolas irão aprender sobre os programas Open Data Kit- ODK e Google Terra, ambas ferramentas da Google. Ao final, estarão capacitados para aplica-los em suas comunidades, realizando atividades como o mapeamento cultural e ambiental de seus territórios e levantamentos de dados socioeconômicos e de atividades produtivas. O objetivo é que as comunidades, de posse sistematizada destes dados, consigam melhor gerir seus territórios tradicionais, traçando planos de vida eficientes para suas realidades e seus interesses.

O programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais desde o ano de 2015 tem parceria com a CONAQ, e por meio desta aliança tem ampliado suas ações em comunidades quilombolas. Alguns estados como o Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Pará já receberam as oficinas de capacitação e as comunidades quilombolas formadas já estão colocando em prática os mapeamentos e pesquisas de coleta de dados, avançando assim, para outras fases do programa.

O programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais possui extensão nacional, e até o final do ano, várias outras comunidades quilombolas de outros estados da Amazônia  receberão as oficinas de capacitação.

A capacitação no Amapá acontecerá entre os dias 13 e 15, no Hotel Atalanta em Macapá.

*Foto: Acervo Ecam / Vanessa Eyng

 

 

 

 

 

 

Share This