07 jun

OFICINA COMPARTILHANDO MUNDOS REALIZADA COM SUCESSO PARA QUILOMBOLAS DE MATO GROSSO

Mais uma oficina do Programa Compartilhando Mundos foi realizada com sucesso. Desta vez, o público foram os quilombolas do Território Mata Cavalo, no estado do Mato Grosso. O público, majoritariamente feminino, porém com idades variadas, era composto por moradores das comunidades quilombolas de Mata Cavalo de Cima, Mata Cavalo de Baixo, Mutuca, Ponte da Estiva, Capim Verde e Aguaçu. A oficina aconteceu durante três dias ( de 24 a 26 de maio) na comunidade Mutuca, todas estas comunidades integram o Território Quilombola.

Interessadas em formas de melhorar a gestão territorial de seu quilombo, as quilombolas estiveram presentes e participantes durante todo o período do curso. A análise de dados, com o recurso de ferramentas tecnológicas foi ponto de grande discussão e interesse. Várias cursistas ressaltaram a importância de formações deste caráter para o público quilombola. Utilizando a tecnologia como ferramenta aliada, as comunidades quilombolas poderão se conhecer com maior profundidade e assim identificar as principais demandas para que lutem pela conquista de seus direitos.

A oficina de Análise de Dados do Programa Compartilhando Mundos é um desdobramento de oficinas anteriores, pertencentes ao Programa Novas Tecnologias que, capacitou diversas comunidades quilombolas para a aplicação de ferramentas Google para a aplicação de questionários socioeconômicos (ODK) e mapeamento georreferencial (Google Earth). As comunidades que neste momento estão recebendo a oficina de análise de dados já passaram por esta oficina anterior que aconteceu entre 2017 e 2018.

O programa é resultado de uma parceria entre a CONAQ, a ECAM e a Google, contando com o apoio financeiro da USAID.

Para esta nova etapa, os parceiros contam com a assessoria do IBPAD, um conceituado instituto de pesquisa que está auxiliando os quilombolas a analisarem os dados socieconômicos de suas comunidades, de maneira eficiente e que faça sentido para o movimento quilombola.

Confira como foi a oficina nos seguintes links:

Fotos:

IMG_6711

Vídeo: