25 jun

Oficina Compartilhando Mundos chega para as Comunidades Quilombolas do Tocantins

É chegada a hora das comunidades quilombolas do Tocantins participarem da oficina sobre análise de dados sócio-econômicos “Compartilhando Mundos“.

Esta oficina é fruto de uma parceria entre a CONAQ -Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, ECAM– Equipe de Conservação da Amazônia, Google Earth Solidário com o financiamento da USAID– Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

Trata-se de um desdobramento de um programa de capacitação anterior, a oficina “Novas Tecnologias” que ensinou aos jovens quilombolas ferramentas de pesquisa Google sobre dados qualitativos e quantitativos (ODK-Open Data Kit) e mapeamento georreferencial e cultural (Google Earth) . Os jovens formados nesta capacitação foram à campo em suas próprias comunidades e comunidades vizinhas para aplicar o questionário socioeconômico formulado pela CONAQ e registrarem localidades importantes de seus territórios no mapa. Os participantes tiveram alguns meses para realizar este levantamento, e agora irão ter a oportunidade de descobrir e analisar os dados por eles levantados.

Para auxiliar os cursistas durante a oficina de análise de dados, os parceiros contam com expertise técnica do IBPAD – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados. São três dias de oficina, nas quais os dados são apresentados e debatidos coletivamente para que ao final, as comunidades consigam se reconhecer e se apropriar de seus próprios dados socieconômicos.

É importante a participação de jovens e adultos que participaram da oficina anterior e também colaboraram na aplicação dos questionários em suas comunidades. Ainda, é muito bem vinda a participação de lideranças e anciões das comunidades convidadas para auxiliarem no debate sobre a realidade local.

A oficina, além de incentivar a apropriação dos quilombolas por ferramentas de análise de dados, busca incentivar um olhar mais engajado e consciente na busca por políticas públicas e ações comunitárias que possam contribuir para a melhoria da realidade de cada comunidade e suas demandas. Para isso, em conjunto com a análise técnica dos dados, acontece uma palestra sobre políticas públicas para comunidades quilombolas – locais, estaduais e nacionais .

A oficina Compartilhando Mundos no Tocantins acontecerá entre os dias 28 a 30 de junho, na Comunidade Lageado, município de Dianópolis. Espera-se receber quilombolas das comunidades Lageado, São Joaquim, Laginha, Baião, Poço Dantas, Kaagado, Kalunga do Mimoso e Lagoa da Pedra, a partir das 08:30 da manhã.