13 jan

Ecam doa 150 exemplares da obra Mulheres Quilombolas: territórios de existências negras femininas para quilombolas de 14 Estados

Por Maryellen Crisóstomo

A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) doou 150 exemplares da obra Mulheres Quilombolas: territórios de existências negras femininas, para quilombolas de 14 Estados. Publicado pelo Selo Sueli Carneiro em outubro de 2020, o livro foi construído por 18 co-autoras quilombolas de vários Estados e contou com a organização da coordenadora executiva da Conaq, Selma dos Santos Dealdina e coordenado pela historiadora Djamila Ribeiro.

Érica Nascimento – recebeu os exemplares pelo Estado do Pará

A Ecam, que desenvolve vários projetos em parceria com a Conaq, em meio ao cenário da pandemia,  tem diversificado sua maneira de manter-se próxima aos territórios em que atua. Dessa vez foi por meio de 150 exemplares da obra Mulheres Quilombolas: territórios de existências negras femininas. “Acreditamos que nosso papel enquanto parceiros das comunidades quilombolas é também de compartilhar grandes resultados conquistados, e este livro é um exemplo desse resultado”, avalia Vasco van Roosmalen, Diretor Executivo da Ecam.

 

O Selo Sueli Carneiro

Vale destacar que o Selo Sueli Carneiro objetiva, entre outros aspectos, a potencialização das produções literárias negras brasileiras. “É assim que esta coletiva, coordenada por Djamila Ribeiro, nesta proposta inédita para nós, mulheres quilombolas, as nossas narrativas em primeira pessoa. Se a história é nossa, deixa que a gente conta”, ressalta Selma Dealdina na introdução da obra.

Coordenadora Executiva da Conaq pelo Maranhão, Célia Cristina Pinto

A iniciativa da Ecam de realizar a doação dos exemplares torna a obra acessível a centenas de quilombolas que por motivos diversos, não poderiam se (re)conhecer nas narrativas das 18 autoras. “Fico muito feliz com a publicação deste livro que me deu a oportunidade de conhecer sobre a história dessas mulheres incríveis por suas próprias escritas. E mais feliz ainda de podermos fazer chegar para mulheres quilombolas nos Estados que atuamos com CONAQ. Acredito que cada mulher quilombola que recebeu este livro se sentirá representada e fará usos fundamentais deste material”, pondera  Meline Machado, Coordenadora de Projetos da Ecam

Democratizando do acesso

Foram contemplados com a doação os Estados de  Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. “Ficamos felizes de poder apoiar no acesso ao livro por mulheres quilombolas de diferentes Estados brasileiros. E mais uma vez parabenizamos as escritoras e o movimento CONAQ  pela importante iniciativa”, enfatiza Vasco van Roosmalen, Diretor Executivo – Ecam.

Criança quilombola contemplada pela doação dos livros

 

“É comum vermos textos e livros publicados com a temática quilombola, mas muitas vezes não são textos feitos por quilombolas. O livro “Mulheres Quilombolas: territórios de existências negras femininas” surge para mostrar que as comunidades quilombolas estão se apropriando cada vez mais destes instrumentos para relatar e compartilhar histórias sobre as suas vivências, realidades e territorialidades de forma autônoma e independente” avalia Meline machado.

Quero meu exemplar!

O exemplar do livro pode ser adquirido pelo site da editora Jandaíra. Acesse pelo link a seguir: Mulheres quilombolas: territórios de existências negras femininas 

Imagem de capa: Estados que já foram receberam os exemplares.

 

Share This