14 fev

O QUILOMBO SE ESTUDA: OFICINA DE ANÁLISE DE DADOS SÓCIOECONÔMICOS E DE MAPEAMENTO SERÁ OFERTADA PARA QUILOMBOLAS DA RESEX QUILOMBO DO FRECHAL DO MARANHÃO

Jovens e lideranças da Resex Quilombo do Frechal do Maranhão receberão entre os dias 22 a 24 de fevereiro (sexta a domingo) uma oficina de formação em análise de dados sócio econômicos e de mapeamento através de metodologias de pesquisa quantitativas e qualitativas.

Esta ação consiste na terceira etapa de trabalho do Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais e Programa Compartilhando Mundos desenvolvidos através da parceria entre a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas –CONAQ, Associação de Moradores da Reserva Extrativista do Quilombo Frechal- AMOREQUIF, Equipe de Conservação da Amazônia- ECAM , Google Earth Solidário e Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional-USAID.

Para esta nova etapa com o programa Compartilhando Mundos os parceiros convidaram uma equipe reconhecida nacionalmente na área de análise de dados. Os profissionais do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados- IBPAD participarão durante todos os dias de oficina e serão os principais interlocutores nesta capacitação dos jovens e demais lideranças quilombolas.

Espera-se contar com o público de jovens quilombolas já formados nas etapas posteriores do Programa Novas Tecnologias, desenvolvidas em agosto de 2017 e março de 2018 nas quais o público presente recebeu formação nas ferramentas de pesquisa e mapeamento google, ODK- Open Data Kit, Google Terra e Youtube além de serem introduzidos à alguns conceitos de gestão territorial e planejamento do desenvolvimento sustentável da comunidade, os “Planos de Vida”.

Atualmente a Resex Quilombo Frechal possui grande acervo de informações sobre seu território, moradores e comunidades coletado pelos próprios quilombolas. Por isso, a importância neste momento de se aprender a ler estes dados e dar à eles significados e aplicabilidades positivas para a resex e seus moradores.

Participarão da oficina quilombolas das comunidades de Rumo, Frechal, Deserto, Santiago, Santa Tereza, Bom Viver, Porto Nascimento, Colônia e Graça de Deus, especialmente aqueles que já participaram das primeiras formações, suas lideranças e representantes das associações. A oficina acontecerá na comunidade de Frechal, em Mirinzal –MA entre o período 08:30 da manhã às 17:30 da tarde.

É esperado que através das análises dos dados socioeconômicos do quilombo e dos mapeamentos já realizados, os quilombolas possam se apropriar de estratégias mais assertivas de ação em prol da sustentabilidade e qualidade de vida do quilombo, inclusive na proposição e cobrança de políticas públicas que atendam às realidades local.

As organizações parceiras aguardam a tod@s para mais esta etapa!

Casarão da Resex Quilombo Frechal. Foto: Vanessa Eyng, 2018.

*Matéria: Ana Carolina Fernandes- Assessoria de Comunicação- CONAQ

Share This