13 out

O Aquilombar representa a luta pela liberdade, resistência e resiliência dos quilombolas no Brasil

Com o lema: “Ancestralizando o Futuro em busca de Justiça pelos quilombos”,  a Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas anuncia a realização de mais uma edição do maior evento de comunidades quilombolas do Brasil. Com o propósito de aumentar o público e as demandas de incidência política, a Conaq pretende realizar 2 dias de Aquilombar, dessa vez, o evento vai acontecer entre os dias 7 e 8 de novembro de 2023 na FUNARTE em Brasília-DF. 

Com uma programação preenchida de ações que fomentam a discussão das atuais pautas quilombolas, entre elas, Educação Escolar Quilombola; Regularização Fundiária; Previdência Social; Agricultura Quilombola; Incidência política Qualificada, Racismo e violência, Juventude e Mulheres; Saúde da população Quilombola, Censo Quilombola e Comunicação popular. Este ano o grande desafio da coordenação é conseguir pautar ainda mais a luta quilombola e trazer visibilidade para as mais de 5 mil comunidades de todo país. 

O primeiro ano do Aquilombar foi sediado na Fundação Nacional das Artes – FUNARTE em Brasília-DF, porém o evento também teve como parte da sua programação, uma Audiência Pública sobre as demandas quilombolas no Congresso Nacional, onde cerca de 30 quilombolas, representantes das delegações enviadas à Brasília, discutiram de forma dinâmica e interativa com o Senador Nilo Coelho sobre as grandes demandas políticas dos quilombolas no Brasil. 

Ancestralizando o futuro em busca de Justiça para os quilombos

Durante séculos, nós somos alvos de perseguição por parte das autoridades coloniais, que vê em nossas comunidades como uma ameaça à ordem estabelecida. No entanto, nós resistimos bravamente, lutando contra as investidas dos opressores.

Aquilombar é o verbo que simboliza a ação de se unir, de resistir e de reafirmar a identidade negra. É um ato de empoderamento, de buscar a igualdade e de lutar contra todas as formas de opressão. Aquilombar é erguer a voz contra o racismo, é valorizar e preservar a cultura afro-brasileira, é promover a inclusão e a justiça social, aquilombar é lutar em todas as linhas para que cada território preto seja reconhecido como quilombo.

Nos dias de hoje, o Aquilombar continua vivo na luta por direitos, na promoção da igualdade racial e na busca por uma sociedade mais justa e equitativa. Aquilombar é um chamado para a ação. É um convite para que todos se unam na luta contra o racismo e pela valorização da diversidade cultural. É uma oportunidade de construir uma sociedade mais inclusiva,  na qual todas as pessoas sejam respeitadas e tenham oportunidades iguais. 

Aquilombar é celebrar a resistência do povo negro e escrever uma nova história, baseada na igualdade, no respeito e na justiça.

#Aquilombar2023

Share This