25 set

Nota De Repúdio Sobre Ataques Contra O Território Quilombola Rio Preto Em Lagoa Do Tocantins

A Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) vem a público repudiar veemente as violências sofridas pelo Território Quilombola Rio Preto, localizado em Lagoa do Tocantins-TO.

A escalada de violências afeta, de maneira irreversível, 50 famílias com incêndios criminosos em residências e nos arredores das moradias, tratoramento de estradas e plantações, disparos com armas de fogo, intimidações verbais e ameaças de violências físicas têm deixado as famílias sitiadas, em pânico e em situação de insegurança alimentar.

Essas violências impetradas contra o território se agravou nas últimas semanas após reversão da decisão judicial em favor dos agressores, no último dia 08/09/2023. Na noite do dia 24/09 mais uma residência foi incendiada no território.

A COEQTO repudia todo tipo de violência e violação de Direitos Humanos e exige que as autoridades competentes façam cumprir imediatamente a decisão dos autos e garanta a integridade das 50 famílias do território quilombola Rio Preto.

Palmas, TO, 25 de setembro de 2023.

COEQTO

Share This