Nota de Repúdio da ACQUILERJ

A ACQUILERJ – Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro, repudia, condena e denuncia a que o MPF tome providências para além da imunidade parlamentar contra o cidadão Deputado Jair Bolsonaro, por:
– O uso racista de termos conhecidamente atribuídos a animais como “arrobas”, “reprodutor” para se referir a pessoas negras de Comunidades Remanescentes de Quilombos – remontando a palavras do mercado negreiro, escravocrata e de capitães do mato – ofensas passíveis de punição legal a quaisquer cidadãos;
– A desfaçatez fascista presente na falsa defesa da ” nação” ao se referir aos territórios de Quilombos, como se não fossem de brasileiras e brasileiros, vivendo no País, cidadãos e cidadãs;
– A declaracões que atiçam o ódio e o preconceito ao citar “bilhão” de despesas com Quilombolas, como se fosse número com base real orçamentária, e mais, que pelo tom e contexto da fala, sugere que qualquer gasto republicano, com aquelas e aqueles, vítimas das consequências da escravidão de sua herança não fosse justa e necessária.

Compreendendo que o citado parlamentar não fazia uso do púlpito legislativo e falou como cidadão, a Acquilerj conclama providências legais.
No mesmo sentido repudia e condena solidariamente o espaço privado de caráter público que acolheu e permitiu o pronunciamento e divulgação dessa voz do preconceito e da desumanidade, o Clube Hebraica Rio.

Temos orgulho de nossos ancestrais e nos pronunciamos como comunidades e conclamamos a todas e todos que não querem ver sua herança étnica envergonhada, e sua vida e conduta assimilada ao que significou o pronunciamento daquele Deputado, que gritem e declarem sua indignação, até que se tomem as medidas que a vida em sociedade humana no Brasil propugna e a lei garante.

Construímos o Brasil com nosso suor e sangue e dos nossos ancestrais. Não vamos nos calar contra os que nos querem destruir ou excluir do solo e do território que tanto amamos e onde trabalhamos.

 

 

ACQUILERJ

 Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro

 

Share This