14 maio

Nota de falecimento

É com grande pesar que o Movimento dos Pequenos Agricultores comunica o
falecimento de Gelse da Conceição, o Seu Godinho do Quilombo , liderança do Quilombo Santa Justina e Santa Isabel. Sua morte aconteceu hoje, 13 de maio, 122 anos após a assinatura da Lei Áurea.

Líder quilombola , Seu Godinho tinha orgulho de ser neto de escravos e de ter tido a oportunidade de viver, parte de sua infância, ouvindo histórias da escravidão narrada por sua avó paterna, dona Felipa (mulher que fora escravizadada na região do sul fluminense). Todas as vezes em que falava sobre o sofrimento de seus antepassados no cativeiro, Seu Godinho não conseguia conter as lágrimas.

Sobre o dia de hoje, Seu Godinho afirmava que a liberdade, proclamada em 13 de maio de 1888, ainda não havia chegado em sua vida, já que vivia sendo barrado na porteira de seu quilombo. O Quilombo de Santa Justina e Santa Izabel sofre com a especulação de terras por empreendimentos turísticos e hoteleiros, restrição ao ingresso de materiais de construção na área do Quilombo, além do esvaziamento de políticas públicas para a população quilombola, que explicitam o projeto neoliberal em curso no Brasil pelo governo Bolsonaro.

Lutamos para que a luta do povo quilombola não seja em vão, na esperança de quem um dia sejamos de fato livres.

Seu Godinho, presente!

Share This