03 jul

NOTA PÚBLICA DE APOIO AO PROJETO DE LEI N° 3434/2020

A Coordenação Nacional de Articulação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ, entidade representativa dos quilombolas, vem por meio desta, manifestar seu apoio ao PL 3434/2020, ao mesmo tempo que propõe que inclua explicitamente os quilombolas. Nosso apoio, tem como base as desigualdades de acesso à educação entre negros, brancos e indígenas. Contudo, no conjunto dos negros, os quilombolas ainda estão em desvantagem no acesso à educação e, em particular no ensino superior.
Considerando que os dados preliminares em preparação ao Censo 2020, adiado para 2021, apontam que em cerca de 31% dos municípios brasileiros têm presença quilombola.

Por isso, é necessário que se tenha políticas públicas que possam diminuir as desigualdades dos quilombolas, no que se refere ao acesso às políticas dos públicas, entre elas o ensino superior e pós –graduação.

Dito isto, reafirmamos nosso total apoio ao PL N° 3434/2020 considerando ser uma importante medida que tem como objetivo oportunizar aos negros, indígenas e quilombolas e, consequentemente para a sociedade em geral, vida digna. A sociedade não pode mais conviver com tantas desigualdades em que parte significativa da população continua primada de direitos fundamentais, a exemplo da educação.

Por isso, conclamamos a todos os senadores e senadoras votarem no PL 3434/2020 e, ao mesmo tempo se somarem na articulação para a implementação. Cabe ressaltar que este projeto foi originalmente submetido ao crivo da ABPN e que pesquisadores e pesquisadoras são associados e associadas da referida Associação, cabendo a CONAQ se somar no apoio pela sua aprovação.

Brasília, 03 de julho de 2020

Sandra Pereira Braga

Coordenadora Executiva da CONAQ
Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas

Share This