Moradores do quilombo Ribeirão Grande/Terra Seca sofrem com alagamentos e ficam desabrigados
Por Letícia Queiroz
Moradores da comunidade quilombola Ribeirão Grande – Terra Seca, no município Barra do Turvo (SP), na região Vale do Ribeira, estão sofrendo com estragos causados por fortes chuvas. Por causa de alagamentos, algumas pessoas ficaram ilhadas e precisaram deixar suas casas. Uma residência foi soterrada e atualmente cinco famílias estão desabrigadas.
Nilce Pontes Pereira é uma das lideranças do quilombo. Ela falou que as tempestades ocorreram entre os dias 25 de novembro e 2 de dezembro. Nesse período, o volume de chuva fez rios transbordarem. A situação gerou desabamentos.
“Algumas famílias tiveram que deixar suas residências devido as rachaduras no solo. Outras famílias ficaram a semana toda ilhadas devido ao rompimento das pontes e passarelas, assim como o desmoronamento de terras e pedras na rodovia de acesso a cidade, assim como o soterramento de uma casa inteira no quilombo”, disse Nilce.
A liderança explicou que as cinco famílias desabrigadas estão alojadas na sede da associação quilombola de Ribeirão Grande.
Esta é a segunda vez que a comunidade sofre com efeitos das chuvas. Os moradores precisam de ajuda. “Essa vez foi a mais assustadora. O Município trouxe algumas cestas básicas às famílias, mas tem sido insuficientes”.
Além de mantimentos, a comunidade conta com doações para conseguir reconstruir espaços destruídos. As ajudas financeiras podem ser enviadas pela corrente solidária à conta da liderança e coordenadora da associação da comunidade.
PIX (CPF) : 27103321833 – Nilce Pontes Pereira