Lola Cosmetic’s faz doação de 10 mil unidades de gel antisséptico para comunidades da região dos Lagos-RJ

Em meio à pandemia do COVID-19 a dificuldade de acesso à água potável que algumas comunidades quilombolas enfrentam é um grande um obstáculo ao combate do Coronavírus. Pensando nisso, a marca Lola Cosmetics decidiu ajudar os quilombolas nessa luta, fazendo uma doação de 10 mil unidades de gel antisséptico para as comunidades da região dos Lagos-RJ.

Rejane Oliveira e Gessiane Ambrósio

A ideia dessa ação nasceu em conversa com a escritora brasileira, Djamila Ribeiro, que também ajudou a coordenar as doações dos produtos. Djamila conta um pouco sobre a importância desse projeto no atual momento que o Brasil está vivendo:

Homogeneizar a população negra é uma visão colonial”, afima a ...

Djamila Ribeiro

“Bom, eu acho essa ação super importante no sentido de olhar para as comunidades, inclusive, para as pessoas entenderem o que se passa nas comunidades hoje, num momento tão difícil que a gente vive político, não só da doação em si, que é um caráter emergencial para atender a estrutura nesse momento de pandemia, mas que essa ação possa visibiliza os perigos e retrocessos que essas comunidades estão enfrentando no Brasil hoje e que a gente possa entender a luta anti racista, que a gente possa entender a luta por um novo projeto de sociedade que necessariamente tenha como protagonistas as comunidades Quilombolas.”

A distribuição foi organizada pela coordenadora da CONAQ, Rejane Oliveira (Quilombo Maria Joaquina) e pela Gessiane Ambrósio (Quilombo de Rasa). De acordo com a coordenadora, a prefeitura de Cabo frio e a quilombola Rafaela Fernandes, Coordenadora geral de promoção da Igualdade Racial da cidade de Cabo Frio também ajudaram na distribuição.

Rejane Oliveira e Gessiane Ambrósio

Toda essa ação também contou com a parceria da secretaria executiva da CONAQ e organizadora do livro “Mulheres Quilombolas”, Selma Dealdina. Ela também fala um pouco sobre a parceria que a CONAQ vem construindo com Djamila Ribeiro:

Selma Dealdina

“Essa ação da Lola Cosmetics e Djamila Ribeiro, contribuiu para que mais de 9mil famílias quilombolas na Região dos Lagos no Estado do Rio de Janeiro, tivessem acesso a álcool em gel. Toda ação que visa contribuir para a melhoria na vida dos quilombolas é sempre bem vinda. Estamos numa parceria com a Coordenação de Djamila Ribeiro no selo Sueli Carneiro o livro Mulheres Quilombolas, que terá textos de 17 mulheres quilombolas de vários estados. Estamos ansiosas e fazer esse esquenta com a Djamila Ribeiro e Lola Cosmetics é fortalecer ainda mais essa parceria.”

 

 

A fundadora da marca Lola Cosmetics também se pronunciou sobre o projeto e fez questão de agradecer à todos os envolvidos:

Dione Vasconcellos

”A Lola é uma empresa familiar. Fundada por mulheres. Nascemos da necessidade de nos reinventarmos quando quase tínhamos perdido a esperança. Hoje estamos aqui em mais um momento único e inimaginável. No meio disso tudo temos a oportunidade de darmos um pouquinho e dividirmos com povos tão esquecidos pelo nosso sistema e governantes. Por nossa sociedade.

 Desde nosso início como empresárias, nossa crença sempre foi o processo circular. Agregador e de retribuição. Acho que temos muitas pessoas boas nesse país, mas poucas justas. Essa é a grande luta.

 Escolhemos entre outros, os quilombos. Djamila Ribeiro foi essencial nesse momento. Sou muito grata a ela, porque minha trajetória como mulher branca com seus muitos privilégios, ela me ensinou e me ensina sempre como ser melhor. Como realmente enxergar quem desde sempre foi feito invisível.

 Obrigada a vocês. Minha gratidão por saber que mesmo de forma tão pequena, farei a diferença nesse momento que o álcool gel é tão necessário.” 

Foram beneficiadas 10 comunidades quilombolas e mais de 9 mil famílias, que ficam situadas nos municípios de Cabo Frio, Búzios, Araruama e São Pedro D’Aldeia. Também foram doados sabonetes destinados aos griôs dos quilombos. Todas as comunidades contempladas com essa ação já receberam os produtos.

QUILOMBOS CONTEMPLADOS:

Preto Forro; Maria Romana; Bota Fogo; Maria Joaquina; Fazenda Espírito Santo; Baía Formoso; Rasa; Sobara; Prodígio/Tapinoã e Caveira de Botafogo.

 

 

*Matéria: Nathalia Purificação (assessoria de comunicação)

Share This