29 jul

Lideranças do Quilombo Kalunga se reúnem em Brasília com lideranças da CONAQ para dialogar sobre algumas demandas territoriais

  Nesta quinta-feira (29) lideranças do Quilombo Kalunga se reuniram em Brasília na sede da CONAQ para dialogar sobre algumas demandas territoriais do quilombo. Kalunga é um território quilombola localizado nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina no Estado de Goiás. Ele foi formado por volta do século 18 no período da escravização, e teve sua certificação pela Fundação Cultural Palmares no ano de 2001, e abriga mais de 10 mil pessoas e 39 povoados autônomos.

  Na reunião foram debatidos assuntos sobre políticas públicas do território de Kalunga, e foi ressaltado a importância da união  do povo quilombola e a retomada das atividades após a pandemia. Outro assunto importante levantado foi sobre a importância de fazer um trabalho de educação política voltado às questões quilombolas com  jovens e professores do território para trazê-los para luta de defesa do território. 

  Esteve presente na reunião os Coordenadores da CONAQ Sandra Braga, Sandra Maria Andrade, Jhony Martins e Selma Dealdina, as lideranças de Kalunga Jorge Moreira, atual presidente da Associação de Quilombola de Kalunga ( AQK), o prefeito quilombola Vilmar Kalunga, as advogadas Vercilene Dias ( CONAQ e Terra de Direito), Andreia Martins e o agrônomo Durval.

Texto: Walisson Braga

Share This