28 jul

Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola realiza segunda rodada de webinars estaduais

Imagem: Gardênia Ayres – articuladora estadual/Iniciativa AFQ.

Texto: Fernanda Costa/Ecam

O segundo trimestre de 2022 contou com a realização de mais 3 Webinars que promoveram o debate sobre os dados do Diagnóstico Macro Situacional da Agricultura Familiar, desenvolvido pela Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola. Logo depois da realização dos webinars da Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraíba, foi a vez do Maranhão, Tocantins e Quilombo Mesquita (GO). 

As transmissões, realizadas ao vivo pelo canal do Youtube da Conaq e Ecam,  tiveram o objetivo de apresentar e debater as informações levantadas em 2020 e 2021 sobre a Agricultura Familiar Quilombola (acesse aqui) — projeto resultado da parceria entre a Ecam Projetos Sociais, CONAQ e Porticus

E dando continuidade a série de transmissões, os webinars do Maranhão, Tocantins e Quilombo Mesquita (GO) trouxeram convidados importantes para refletir sobre os desafios da agricultura familiar e para planejar ações estratégicas voltadas à atividade produtiva, com a participação de representantes quilombolas, instituições públicas e do terceiro setor.

“Por meio dos webinars, as comunidades quilombolas agora podem ter informações importantes para atuar estrategicamente com as organizações locais, visando a  superação de cada um dos desafios identificados no diagnóstico”, destaca Kátia Penha, coordenadora na Iniciativa. 

Webinar Maranhão – YouTube Conaq

A Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola planeja, ainda este ano, visitar as comunidades quilombolas envolvidas no projeto, para a entrega dos estudos construídos, construção de um planejamento de ações prioritárias e para promover momentos informativos sobre titulação e iniciação à AFQ. 

No âmbito do projeto Diagnóstico Macro Situacional da Agricultura Familiar, a iniciativa atua em seis estados da Caatinga e do Cerrado, sendo: Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Tocantins e no Quilombo Mesquita (GO).

Clique aqui e confira a playlist com todos os webinars estaduais

 

Share This