Exposição fotográfica no DF retrata tradição de comunidades quilombolas

‘Banguê’ estreia nesta segunda, no Memorial do Tribunal de Justiça; mostra é composta por 30 fotos que retratam moradores da comunidade Kalunga, em Goiás. Imagens são do fotógrafo e historiador brasiliense, Weverson Paulino.

Exposição 'Banguê', em cartaz no DF, retata tradições de remanescentes quilombolas  (Foto: Weverson Paulino/Arquivo pessoal)

Fotografias que contam, de forma poética, a relação entre moradores de comunidades quilombolas em regiões de Goiás, chegam a Brasília para a exposição “Banguê”, a partir das 16h desta segunda-feira (13). A mostra ficará aberta à visitação do público até o próximo dia 24. A entrada é gratuita.

O fotógrafo, historiador e também remanescente quilombola Weverson Paulino, de 41 anos, é o autor das 30 fotos que compõem a exposição. O termo “banguê” – que dá nome ao projeto – é de origem africana e, no Brasil, ganhou o significado relacionado ao local e à atividade de trabalho. “No começo foi a curiosidade de saber o que era o banguê“, explica.

“Eu chegava às comunidades e perguntava: o que tem de banguê? A resposta era sempre relacionada ao local onde se está trabalhando. Faz parte da identidade.”

Morador da comunidade Kalunga, em Goiás, retratado em exposição em cartaz no DF (Foto: Weverson Paulino/Arquivo pessoal)

Morador da comunidade Kalunga, em Goiás, retratado em exposição em cartaz no DF (Foto: Weverson Paulino/Arquivo pessoal)

Esta é a primeira exposição que reúne o trabalho do fotógrafo. Weverson já atua há 15 anos na área e, segundo disse ao G1, também desenvolve atividades de turismo e preservação ecológica na mesma região, próximo a Cavalcante (GO).

A identidade negra, “ancestralidade e territorialidade quilombola” são os principais temas presentes no projeto fotográfico. As tradições religiosas e culturais de um dos últimos quilombos formados no país – Kalunga – também são retratadas na mostra.

 Fotografia sobre moradoras da comunidade Kalunga faz parte da exposição 'Banguê', em cartaz no DF (Foto: Weverson Paulino/Arquivo pessoal)

Fotografia sobre moradoras da comunidade Kalunga faz parte da exposição ‘Banguê’, em cartaz no DF (Foto: Weverson Paulino/Arquivo pessoal)

 

Serviço

Exposição fotográfica ‘Banguê’
Quando: 13 a 24 de novembro
Abertura: a partir das 16h desta segunda (13)
Local: Memorial do Tribunal de Justiça (Bloco A, 10º andar, ala A – Fórum de Brasília)
Entrada gratuita

Fonte: G1