05 fev

COVID-19: STF inclui ADPF quilombola em pauta para julgamento em 12 de fevereiro

Por Maryellen Crisóstomo

O Superior Tribunal Federal (STF) publicou no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) nº 21 desta quinta-feira, 04, a pauta nº 9/2021 que assegura o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 742 na sessão virtual do próximo dia 12. O documento, requerido pela Conaq, foi protocolado em 09 de setembro de 2020 e pede urgência nas ações do estado brasileiro para auxiliar a população quilombola no enfrentamento à COVID-19.

Coordenadora executiva da Conaq em frente ao STF com o documento da ADPF, em setembro de 2020. Foto Walisson Braga

Na data do protocolo, a Conaq já denunciava a preocupação com o aumento de casos de contaminação entre os quilombolas pela COVID-19, a subnotificação dos casos por parte das autoridades sanitárias e também a ausência de medidas de mitigação dos impactos do coronavírus em territórios quilombolas por parte do Estado Brasileiro. 

Desde o início da pandemia o monitoramento dos casos de contaminação entre a população quilombola tem sido feito de maneira autônoma pela Conaq em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA. Além dos boletins epidemiológicos publicados pela Conaq, os dados também ficam disponíveis na plataforma virtual quilombolsemcovi19.org.

O STF coloca a ADPF Quilombola em pauta em um momento cuja luta da Conaq pela proteção aos quilombolas se expande para assegurar a imunização. Pois, embora o ministério da Saúde tenha divulgado em dezembro de 2020 que os quilombolas estariam no grupo prioritário, quando se iniciou a imunização na segunda semana de janeiro a lista do grupo prioritário foi alterada e os quilombolas excluídos.

A maioria dos Estados até o momento segue as orientações do Ministério da Saúde com relação aos grupos prioritários. São Paulo, portanto, incluiu a população quilombola no plano estadual de imunização, mas, até o momento, não há comunidades que tenham sido totalmente imunizadas, apenas alguns membros. Em geral, quilombolas acima de 60 anos e que atuam na área da saúde têm sido vacinados em vários Estados.

 

Leia o texto da ADPF 742 disponível em PDF

 

Share This