05 set

Conaq repudia a violência policial contra o povo quilombola

A sociedade brasileira é novamente confrontada com a triste notícia do assassinato de mais um quilombola, um ato que merece uma nota de repúdio veemente. Este ato de violência não apenas tira a vida de um indivíduo, mas também ataca diretamente a luta pela preservação das comunidades quilombolas e seus direitos territoriais. É imperativo que a sociedade como um todo se una para condenar veementemente esse ato brutal e exigir justiça para a vítima e sua comunidade.

“Não à violência policial contra o povo quilombola! Conaq exige investigação séria, transparente e compromisso do sistema de justiça e de segurança pública com o povo quilombola!

No dia 27 de agosto de 2023, José William dos Santos Barros, quilombola da comunidade quilombola de Alagadiço, situada no Município de Juazeiro, estado da Bahia, foi assassinado com 2 (dois) disparos de arma de fogo nas costas durante ação da Polícia Militar do Estado da Bahia. O jovem quilombola chegou ao Hospital Regional de Juazeiro já sem vida. Familiares informaram que José William possuía 27 anos, era pai de uma criança de 3 anos e trabalhava no aterro sanitário de Juazeiro. O Quilombo de Alagadiço foi certificado pela Fundação Cultural Palmares em 2016 e, como a maioria dos quilombos brasileiros, ainda não finalizou o processo de titulação.”

Leia a nota de repúdio na íntegra abaixo:

NOTA JURÍDICA – CONAQ – Caso José Wiiliam.docx

 

Share This