12 abr

CONAQ PRESENTE NA 5ª ASSEMBLEIA MUNDIAL DE SAÚDE DOS POVOS.

Créditos: Coletivo de Saúde da Conaq.

Graça Epifânio e Mateus Brito do Coletivo Nacional de Saúde Quilombola da CONAQ fizeram parte da delegação do Brasil na 5ª Assembleia Mundial de Saúde dos Povos em Mar del Plata, Argentina (07-11/04/2024).

O evento reuniu movimentos sociais populares, pesquisadores e profissionais da saúde de todos os continentes do globo, com representantes de mais de 50 países.

A delegação do Brasil foi composta pela primeira vez na história por representantes dos movimentos sociais negros, do campo, florestas e águas, povos de terreiro, quilombola, indígena, antimanicomial, reforma agrária dentre outros.

A CONAQ esteve facilitando diversos espaços de discussão, mesas redondas e oficinas temáticas no evento, dentre eles:

1. Mesa: Descolonização de sistemas, práticas e saberes em saúde (Mateus Brito – Brasil, com outros debatedores do Reino Unido, Guatemala, Paraguai e Argentina).

2. ⁠Mesa: Mulheres guardiãs da resistência e do cuidado em saúde (Graça Epifânio – Brasil, com outras debatedoras da Argentina e Brasil).

3. ⁠Oficina: Racismo e saúde – lutas e resistências Afro-Latino-Americanas em marcha (Graça Epifânio e Mateus Brito, Brasil).

4. ⁠Mesa: Descolonização da saúde global (Mateus Brito, Brasil – mediador, com debatedores da Venezuela, Brasil e Paraguai).

A CONAQ, o Movimento pela Saúde dos Povos e diversos movimentos de saúde do mundo, reforçam a necessidade de descolonizar a saúde, combater o racismo, bem como defender a garantia do acesso à saúde e aos direitos sociais para todos os povos.

Para mais informações: @globalphm , @conaquilombos

Share This