14 out

CONAQ lança Manual de proteção para quilombolas, defensores e defensoras de direitos humanos no estado do Maranhão

“Através deste manual, a Conaq pretende disponibilizar conceitos e dicas práticas que ajudem as lideranças quilombolas a organizar seus conhecimentos de proteção individual e coletiva, lidar com ameaças e continuar seu trabalho de defensores dos direitos humanos”

Por: Nathalia Purificação

Em parceria com a OXFAM Brasil e a Fundação da União Europeia humanitária, a CONAQ, juntamente com as organizações regionais do estado do Maranhão, ACONERUQ e CCN, realizaram o lançamento do Manual de proteção para quilombolas, defensores e defensoras de direitos humanos.  

Há mais de um mês, aconteceu a última oficina sobre Direitos Territoriais, Socioambientais e de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos Quilombolas do estado do Maranhão, com o tema: “Formação de multiplicadores quilombolas na proteção de Defensores de Direitos Humanos”.  Essa oficina teve como objetivo, dialogar sobre a garantia dos direitos quilombolas e seus defensores com relação à proteção dos territórios, e para além disso, construir uma rede coletiva de defensores quilombolas do estado do Maranhão.

Foi produzida uma cartilha com o tema “Cuidando de nós e do nosso território: manual de proteção para quilombolas defensoras e defensores de direitos humanos”, como parte dos resultados da oficina. O manual foi produzido a partir das discussões e pautas dos próprios defensores quilombolas.

Selma Dealdina – Coautora do Manual de Proteção.           Foto: Nathalia Purificação

 

“Através deste manual, a Conaq pretende disponibilizar conceitos e dicas práticas que ajudem as lideranças quilombolas a organizar seus conhecimentos de proteção individual e coletiva, lidar com ameaças e continuar seu trabalho de defensores dos direitos humanos” – apresentam a cartilha, Célia Cristina Silva Pinto e Selma Dealdina – CONAQ.

Célia Cristina Pinto – Coautora do Manual de Proteção.
Foto: Nathalia Purificação

Lideranças de todo o estado do Maranhão se fizeram presente no evento do lançamento e a tarde do dia 7 de outubro foi preenchida de falas representativas e pontuações sobre o projeto que vinha sido executado nesses últimos meses e suas futuras perspectivas a partir daquela entrega. 

Antônia Cariongo – Liderança quilombola do Maranhão. Foto: Nathalia Purificação

 

“Tudo que tem nessa cartilha é a nossa fala, foi o que a gente disse, como a gente queria, como a gente se sentia, como a gente imagina que deve ser e que de fato nos representa, por isso essa cartilha é tão importante pra mim e eu me sinto dentro dessa cartilha” – disse a liderança feminina e quilombola, Antônia Cariongo.

 

 

 

 

 

 

As Oficinas fizeram parte do “Projeto Enfrentando o racismo, a violência e os desastres ambientais contra as populações quilombolas da Amazônia Brasileira”, executado entre Conaq, Oxfam Brasil e União Européia Humanitária.

Foto: Nathalia Purificação

Foto: Nathalia Purificação

#conaq #oficina #maranhao #quilombolas #defensoresdedireitoshumanos #liderançasquilombolas #quilombo

Share This