
Conaq lança edital de contratação para realização de diagnóstico em territórios quilombolas da Amazônia Legal, Cerrado e Caatinga
Por Maryellen Crisóstomo
Atualização em 10/03/2021
A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) torna público nesta quarta-feira, 24, os editais para contratações temporárias de pessoas quilombolas e/ou negras com experiência em trabalhos junto a territórios quilombolas. Também nesta data inicia-se o período de inscrição que se estende até o dia 13 de março. As pessoas aprovadas no processo seletivo vão atuar junto a territórios quilombolas localizados na Amazônia Legal, Caatinga e Cerrado.
O processo de seleção vai acontecer em duas etapas: 1 – Análise de currículo e carta de apresentação e, 2 – entrevista on-line. Ao todo, são 05 (cinco) vagas disponíveis com remuneração de R$ 12.000,00 (doze mil reais), cada, pela realização do trabalho no período de 06 (seis) meses. Despesas com internet e telefone poderão ser custeadas pela contratante, quando o gasto for comunicado previamente. Os interessados devem encaminhar os documentos de inscrição para o e-mail: consultoria.na2021@gmail.com no período de 24/02 a 13/03.
Sobre as áreas de atuação
Exigências para as vagas
- Nível Superior na área de Ciências Sociais, Ciências Humanas, Ciências Ambientais ou Ciências Agrárias, preferencialmente com Especialização ou Mestrado nas áreas indicadas ou áreas afins (não obrigatório).
Experiência
Obrigatória:
- Mínimo de 5 (cinco) anos de experiência no desenvolvimento de estudos, projetos, pesquisas com relação à agricultura familiar que envolvam comunidades quilombolas – (Obs.: Poderá ser solicitado atestado de capacidade técnica);
- Articulação com diferentes setores e diferentes públicos;
- Sistematização de dados e informações de diferentes fontes (públicas, privadas, terceiro setor, etc.).
Desejável: Comunicação escrita e oral.
Do quadro de vagas
01 vaga: Elaboração de diagnóstico dos impactos da Covid-19 em 16 Estados da Amazônia Legal, Cerrado e Caatinga: Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Tocantins, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso Do Sul, São Paulo, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande Do Norte e Sergipe. (Acesse o edital da vaga aqui)
01 Vaga: Elaboração de diagnóstico sobre Racismo Ambiental em territórios quilombolas nos Estados da Amazônia Legal, Cerrado e Caatinga. (Acesse o edital da vaga aqui) Retificação do Termo de Referência: Período de Inscrição (Acesse a retificação aqui)
01 vaga: Elaboração de diagnóstico sobre preservação ambiental nos territórios quilombolas na Amazônia Legal. (Acesse o edital da vaga aqui)
01 Vaga: Elaboração de diagnóstico sobre proteção dos defensores e defensoras de direitos humanos quilombolas na Amazônia Legal, Cerrado e Caatinga. (Acesse o edital da vaga aqui )
01 Vaga: Elaboraç/ão de diagnóstico sobre agricultura familiar quilombola em territórios quilombolas nos biomas Cerrado e Caatinga: Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Ceará, Piauí e Sergipe. (Acesse o edital da vaga aqui)