09 jul

Comunidades quilombolas do Tocantins participam da oficina do Programa Compartilhando Mundos

Quilombolas do Tocantins participaram de oficina sobre análise de dados socioeconômicos nos dias 28, 29 e 30 de junho, na comunidade Quilombola de Lajeado, município Dianópolis – TO.  A oficina já foi realizada no Mato Grosso e Maranhão, e agora foi a vez das comunidades de Laginha, Lajeado, Poço Dantas, Baião, São Joaquim, Kalunga do Mimoso e Káagados participarem das atividades. O intuito é incentivar o uso de tecnologias para descobrir novos caminhos de políticas e ações que levem à autonomia dessas populações.

Trabalho em equipe

A oficina começou com falas de abertura e pôde ser enriquecida com a apresentação de “ladainha” (orações cantadas) da matriarca Camila, a avó de 81 anos da comunidade anfitriã, Lajeado. A programação contou com dinâmicas em grupo que possibilitaram aos convidados compartilhar histórias, conceitos de pesquisas e significados de palavras comumente utilizadas por todos.

No segundo dia, os participantes se dedicaram em analisar os dados levantados por meio do questionário (formulado pela Conaq) aplicado em 158 casas, que abrangeu mais de 600 pessoas de suas comunidades e comunidades vizinhas. Vale ressaltar que as oficinas do Programa Novas Tecnologias, realizadas anteriormente, os capacitou em ferramentas de pesquisa do Google sobre dados qualitativos e quantitativos (ODK-Open Data Kit) e mapeamento georreferencial e cultural (Google Earth). Com isso, novos diálogos sobre as realidades locais, acesso às políticas públicas e principais demandas das comunidades foram levantados no encontro.

No terceiro e último dia, a oficina proporcionou uma capacitação para que os próprios participantes, novamente em equipe, construíssem tabelas e gráficos com as informações levantadas nas regiões. As pesquisas e os debates serviram para eles se reconhecerem melhor como comunidade e identificarem os possíveis usos dessas informações para melhorias de suas realidades, assim como projetos que contribuam para a conquista de seus direitos.

A Oficina é parte do Programa Compartilhando Mundos (Sharing Worlds), fruto da Ecam, Usaid e Google Earth Solidário que, no Tocantins, conta com a parceria da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas). Saiba mais aqui.

  • *Matéria original publicada no site da ECAM