17 ago

Comunidades quilombolas do Amapá receberão oficina de análise de dados

Comunidades quilombolas do Amapá receberão oficina de análise de dados

Nos dias 20, 21 e 22 de agosto, comunidades quilombolas participarão da oficina de análise de dados socioeconômicos e mapeamento, na comunidade Quilombola Carmo do Maruanum – Ap. 

A oficina já realizada nos estados do Maranhão, Mato Grosso e Tocantins, agora segue em direção ao estado do Amapá com o objetivo de auxiliar lideranças, representantes de associações e jovens, que fizeram os levantamentos em campo de ODK e Google Terra, a realizar a análise dos dados levantados. A atividade deve reunir as comunidades Abacate da Pedreira, Alto Pirativa, Campina Grande, Cunani, Curiau, Igarapé do Palha, Maruanum, Matafome, Matapi, Nossa Senhora do Disterro Dois Irmãos, Pacui e Vila Velha.

A oficina é parte do Programa Compartilhando Mundos (Sharing Worlds), fruto da Ecam, Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), Google Earth Solidário e, no Amapá, conta com a parceria da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas). A ação é também um desdobramento do “Programa Novas Tecnologias”, que ensinou aos jovens quilombolas ferramentas de pesquisa Google sobre dados qualitativos e quantitativos (ODK-Open Data Kit) e mapeamento georreferencial e cultural (Google Terra).

Agora, a fase que se aproxima será fundamental para que as comunidades conheçam e entendam, a partir dos dados coletados e analisados, a situação atual das suas comunidades. Assim, poderão pensar, coletivamente, nos usos estratégicos das informações para terem acessos às políticas públicas, assim como para aprimorar processos de gestão de seus territórios. Saiba mais aqui.

 

*Por Fernanda Costa

*Matéria extraída do site oficial da Ecam

Share This