Coletivo de Educação da CONAQ abre inscrições do II Curso de Formação de Professores e Professoras Quilombolas
Estão abertas as inscrições da 2ª edição do Curso de Formação de Professores e Professoras Quilombolas. Realizado pelo Coletivo Nacional de Educação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), no âmbito da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas e financiado pelo Fundo Malala, o curso online é gratuito e visa atender à necessidade de formação de profissionais da educação quilombolas de todo o Brasil. O objetivo é formar e informar o público no tema da educação quilombola e colocar à disposição as ferramentas e conhecimentos adequados para a implementação da educação quilombola no seu cotidiano profissional.
As inscrições ficam disponíveis até a próxima quarta-feira (20) e a aula inaugural do curso será realizada pela Professora Doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, na quinta-feira (21), por meio de transmissão ao vivo no canal do YouTube da CONAQ.
LINK PARA INSCRIÇÃO: https://forms.gle/GRbbw8FcuZRKRqnP7
Podem se inscrever professoras, professores e outros profissionais da educação, sejam quilombolas ou não, de todas as idades, além de estudantes de todas as etapas de ensino, lideranças quilombolas, pesquisadores e demais interessados no tema.
Conforme a programação, os encontros virtuais acontecerão ao vivo, sempre às sextas-feiras, das 19h às 21h30. Todas as aulas contarão com a presença de professoras, professores quilombolas e demais lideranças e autoridades com experiência de atuação na elaboração e implementação de educação escolar quilombola.
A segunda edição do curso terá duração de 14 semanas com aulas semanais. Os encontros terão a presença de formadoras/es quilombolas. Ao final do curso, as pessoas que participaram integralmente serão estimuladas a escreverem sobre suas aprendizagens e multiplicarem os conteúdos aprendidos.
Veja aqui a programação: Programa II Curso de Form. de Profs
Objetivos
O II Curso de Formação de Professoras e Professores Quilombolas tem objetivo de oferecer oportunidades de formação a profissionais da educação quilombola em áreas negligenciadas pela formação inicial nas universidades e pela formação continuada de professoras/es que é oferecida tanto por governos estaduais, quanto por governos municipais.
Consequentemente, as experiências bem-sucedidas do fazer educação quilombola nos territórios e de implementação competente das diretrizes curriculares nacionais são esquecidas e desconhecidas.
A segunda edição do curso visa valorizar e dar visibilidade a essas experiências através da voz de profissionais atuantes na educação escolar quilombola. São objetivos:
- Formar professoras e professores, lideranças, estudantes quilombolas e demais interessados no tema da educação quilombola;
- Demonstrar por meio das experiências apresentadas, várias possibilidades de elaborar e implementar as Diretrizes Curriculares para a educação escolar quilombola;
- Estimular as lideranças, gestoras e gestores a elaborarem e implementarem as Diretrizes Curriculares em seus estados e municípios;
- Fortalecer os coletivos locais, de professoras, professores, lideranças e estudantes quilombolas a construírem estratégias de incidências políticas em suas localidades visando assegurar direitos para os quilombolas.
Assim como na primeira edição, os painelistas convidados poderão tirar dúvidas dos/as participantes e os materiais apresentados nas aulas, como slides, vídeos, artigos, indicações de livros, músicas e demais conteúdos, serão disponibilizados.
Ao final do curso, as inscritas e os inscritos que participarem de 80% do total de aulas terão certificados emitidos pelo Coletivo de Educação da CONAQ.
Primeira edição
A 1ª edição do Curso de Formação de Professores e Professoras quilombolas foi realizado em 2022. Mais de 2.300 pessoas de todas as regiões do Brasil se inscreveram e as 15 aulas ministradas foram assistidas por 4.460 pessoas. Durante os encontros, centenas de educadoras/es, lideranças, ativistas interagiam para contribuir com as aulas e deixar o momento de aprendizado ainda mais rico.
O público permaneceu participativo até a última aula, o que demonstrou o valor e a importância da iniciativa. Além de comentar os assuntos abordados, as/os inscritas/os compartilharam suas experiências vividas nas escolas ou na comunidade e da necessidade de mudanças na educação escolar quilombola.
Coletivo de Educação da CONAQ
O Coletivo de Educação da CONAQ é composto por professoras e professores quilombolas de todo Brasil, e tem como objetivos debater, mobilizar, formular e incidir junto aos governos Federal, estaduais e municipais para a implementação de políticas públicas para as comunidades quilombolas em todo o território nacional.
A implementação das Diretrizes para a Educação Escolar quilombola, de acordo com a Resolução Nº 08 de 20 de novembro de 2012 do Conselho Nacional de Educação – CNE é uma das principais agendas do coletivo nacional de educação da CONAQ.