01 nov

COEQTO mobiliza quilombolas e participam do V Encontro Estadual de Articulação Tocantinense de Agroecologia

 

De 25 a 27 de outubro a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) junto com representantes de diversas comunidades quilombolas do Tocantins participaram do V Encontro Estadual de Articulação Tocantinense de Agroecologia (ATA). O evento aconteceu na cidade de São Miguel do Tocantins e reuniu povos de comunidades tradicionais rurais e representantes de organizações e movimentos sociais ligados a ATA. Cerca de 50 quilombolas estiveram presentes.

foto: Alcindo Patrício

Além da convivência e troca de experiências entre as diferentes culturas, a ATA também promoveu atos públicos com o intuito de sensibilizar a população com relação aos problemas ambientais que vem se agravando a cada dia e afeta a vida das populações urbanas e rurais. Nágila Cerqueira Goveia, quilombola da Comunidade Curralinho do Pontal, destaca a importância dos protestos para que as demandas sejam ouvidas, bem como a união dos povos em defesa da preservação da natureza. “Se permanecer desmatando, mudando o curso dos rios e acabando com tudo futuramente é perigoso não existir mais rios nem água. Foi muito importante nós todos se unir com os indígenas e as quebradeiras de coco e fazer um só objetivo de nós todos”, ressalta.
O V Encontro Estadual da ATA e registrou a participação de mais de 650 pessoas. Jalesmar, da comunidade Kalunga do Albino, participou pela primeira vez de evento como esse, volta pra casa como novas experiências e satisfeito com a iniciativa de mobilização da COEQTO. “Foi ótimo porque tivemos novas experiências de aprender mais sobre plantios. Queremos também agradecer a equipe da COEQTO por nos convidar pra participar desse evento q foi um verdadeiro aprendizado sobre a agroecologia” ressalta.

foto: Alcindo Patrício

foto: Alcindo Patrício

foto: Alcindo Patrício

foto: Alcindo Patrício

 

Texto: Maryellen Crisóstomo
Fotos: Alcindo Patrício

Share This