24 out

Certificados do Curso de Formação de Professoras e Professores Quilombolas são disponibilizados

Por Letícia Queiroz

O Coletivo de Educação da CONAQ informa que os certificados do Curso de Formação de Professoras e Professores Quilombolas já estão disponíveis aos participantes. Os documentos já foram confeccionados e podem ser acessados por cada educador/a, estudante e pessoas interessadas na educação quilombola que tiveram participação ativa de acordo com os módulos.

Acesse aqui

No espaço direcionado pelo link acima os certificados foram separados por módulos e estão em ordem alfabética, permitindo que sejam localizados com facilidade. Quem participou das 15 lives terá 15 certificados de 2h30 cada.
Apoiado pelo Edital Equidade Racial na Educação do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), o curso totalmente online foi lançado e iniciado em maio deste ano e recebeu mais de 2 mil inscrições.
Foram 15 módulos com diversos temas, como: educação escolar quilombola; racismo estrutural religioso; educação jurídica; educação e orçamento; educação antirracista; histórias, memórias e luta quilombola; entre outros. Um levantamento feito pela comunicação do Coletivo de Educação da CONAQ aponta que as lives tiveram mais de 17.700 visualizações nos dois canais de transmissão – CONAQ e Quilombos e Educação -. Uma média de 1.265 participantes por módulo.
As aulas semanais aconteceram às sextas-feiras, sempre com presenças marcantes de ativistas, pesquisadoras e professoras que proporcionam momentos de troca de conhecimento, aprendizado e interação de pessoas de todo o país.
As/os participantes que tiverem dúvidas ou precisarem de certificados com mais informações podem entrar em contato com o coletivo de educação pelo e-mail: coletivonacional.eeq@gmail.com

O curso

 

O Curso de Formação de Professoras e Professores Quilombolas foi pensado na necessidade de assegurar oportunidades de formação avançada e continuada para professoras e professores da educação quilombola. Em 2012 o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou a resolução nº 08 de 20 de novembro, criando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação escolar quilombola e a estabeleceu como uma modalidade de ensino. Apesar disso, não existem esforços governamentais para formação de professoras/es voltados para a educação escolar quilombola.
A falta de investimento na escola pública e em especial nas escolas quilombolas, como vem demonstrando o censo do INEP ano a ano, impacta dentro das salas de aula, nos recursos e oportunidades destinadas a professoras/es e no processo de
aprendizado de jovens quilombolas.
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