12 mar

BOLSONARO LEVARÁ A TRUMP ENTREGA DA BASE DE ALCÂNTARA

Depois de consentirem com a entrega da Embraer para a Boeing, militares que dominam o governo de Jair Bolsonaro deram aval ao acordo para o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no litoral do Maranhão; Itamaraty se apressa para que o acordo esteja pronto para assinatura durante a viagem de Bolsonaro a Washington, no dia 19 de março, onde será recebido por 20 minutos pelo presidente Donald Trump.

Depois de consentirem com a entrega da Embraer para a Boeing, em um duro golpe para a indústria aeronáutica brasileira, os militares que dominam o governo de Jair Bolsonaro deram aval ao Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), chamado de “Acordo de Alcântara”, enviada pelos americanos ao governo brasileiro em meados de fevereiro. O acordo vai viabilizar o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no litoral do Maranhão.

Em linhas gerais, os americanos queriam garantias de que seus segredos tecnológicos não seriam revelados. O Brasil, por sua vez, não queria que essas medidas engessassem o desenvolvimento de seu programa espacial.

 

* Matéria originalmente vinculada no site 247 em 10 de março de 2019.

 

Share This