01 jul

Boletim Epidemiológico

Por: Jessica Albuquerque

Ainda em evidência em variados estados, desde a semana passada casos de Covid-19 na região Nordeste vem aumentando, em que incluídos neste número, estão os que ainda aguardam o resultado do teste sendo este pós-vacina. Muitas hipóteses estão sendo levantadas nas quais o fator imunização está sendo considerado como disseminador desse contágio, todavia, isso não é verídico, e intensifica visto que, muitos ainda rejeitam a vacina.

Paralelo a isso, muitos municípios ainda estão em fase de solicitação, onde as autoridades municipais alegam que o estado não fez o repasse ou não há vacina, tampouco há justificativa para tal atitude.

À vista disso, os números desencontrados de pessoas que deixaram de tomar a primeira ou segunda dose, levou a Conaq e o ISA a realizarem um monitoramento e um controle relacionado à isso, pois o fator priorização tornou instável diante dessas inconstâncias, de modo que, todo quilombola acima de 18 anos deve ser prioridade quanto à vacinação.

E não sendo exclusivamente uma situação enfrentada por Passo do Camaratibe-AL, onde o mesmo se encontra em fase de alerta vermelho, é indispensável a atenção e os cuidados relacionados ao vírus, sendo comprovadamente de alto contágio:

“Também é preocupante em relação à vacina pois não se sabe o que está ocorrendo, não chega o sinal e a dificuldade desse contato impossibilita a atualização das informações sobre a Covid-19”, reitera Chagas, responsável pelo monitoramento de Alagoas.

Ademais, é de suma importância compreender o contexto que os quilombos estão emergidos, uma vez que a comunicação e a abordagem sobre a pandemia, o processo de isolamento e vacinação devem ser explícitos, adotando uma linguagem adequada e coerente ao contexto social que os quilombos se encontram.

E com o propósito de atender todos os quilombolas e garantir que haja uma vacinação completa, a Conaq propôs a criação de um formulário este de responsabilidade dos coordenadores quanto ao encaminhamento para as lideranças, onde o mesmo tem por objetivo atualizar e agilizar a vacinação e o andamento da imunização nos territórios.

Vale ressaltar que a não vacinação apenas é indicada em caso de testagem positiva para a Covid-19, o que não impossibilita da mesma ser aplicada, após o período de contágio que equivale a 04 semanas.

 

 

Share This