18 mar

Boletim epidemiológico: Conaq denuncia 221 óbitos de quilombolas por COVID-19

 

Por Jéssica Albuquerque

A Covid-19 avança nos territórios quilombolas à medida que o país enfrenta nova onda de aumento no número de casos e óbitos, onde apesar da vacina, não há indícios de contenção ou diminuição da doença.

 

 

As dificuldades se intensificam uma vez que, os repasses relacionados ao novo coronavírus feitos pelas lideranças não são frequentes, há também a subnotificação quanto aos números de quilombolas confirmados ou mortos por Covid-19 por parte das autoridades sanitárias, impossibilitando um controle em relação ao isolamento de determinado grupo ou pessoa.

E diante de tal conjuntura, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), promoverá ações nas quais visam distribuir máscaras, álcool em gel, além da vacinação para comunidades quilombolas no Pará, estas iniciativas têm previsão de acontecerem na semana que vem.

 

 

Todavia, as comunidades reiteram a falta de assistência dos municípios e secretarias de saúde em relação à mitigação da Covid-19 nos quilombos. Nesse enfoque, cabe ressaltar a preocupação com a confirmação da doença, diante dos inúmeros casos suspeitos devido os sintomas seguirem o padrão dos já diagnosticados com o coronavírus. A frequência de resultados com falsos-testes também é um fator questionável, pois em muitos casos, há necessidade de recorrer a outros métodos para obter a comprovação ou não da contaminação.

E na tentativa de conter o progresso da doença, muitos estados e municípios decretaram lockdown (confinamento), tais restrições englobam diversas medidas a serem cumpridas nas quais podem ser citadas: o fechamento dos serviços não essenciais, a proibição de quaisquer eventos que gerem aglomerações ou até mesmo a entrada nas cidades apenas é permitida se residir nas mesmas.

 

 

A conscientização se torna cada vez mais necessária diante de tal situação pois, a importância de conter o vírus se dá a partir de iniciativas da população, mantendo-se isoladas sem diagnóstico, e aderindo ao distanciamento social uma vez que foi confirmado o contágio.

 

Share This