Atividades neste domingo destacam a cultura Quilombola

O Sesc realiza três atividades especiais do projeto Iorubrá amanhã: a Feira Quilombola, a partir das 10h30; a narração Causos e prosas: uma viagem nas histórias Quilombolas, às 13h; e o bate-papo Floresta e Quilombo – A cultura e o desafio da produção sustentável de alimentos, às 15h. Todas as atividades acontecem na área de convivência da unidade e têm entrada gratuita.

Na Feira Quilombola, comunidades quilombolas tradicionais do estado de São Paulo irão apresentar sua produção de alimentos in natura ou minimamente processados e seu artesanato. Também haverá troca de sementes crioulas e tradicionais. Assim, o público poderá conhecer suas expressões de tradição e resistência, troca de saberes e comercialização de seus produtos.

A narração Causos e prosas: uma viagem nas histórias Quilombolas contará com Benedito Alves da Silva, da Comunidade de Ivaporunduva; Antônio Jorge, da Comunidade de Pedro Cubas, e Jovita Furquim de França, da Comunidade do Galvão. De forma descontraída e, ao mesmo tempo contundente, eles farão uma descrição bem humorada do viver quilombola e suas representações, contados por meio de lendas e causos curiosos.

Já no bate-papo Floresta e Quilombo – A cultura e o desafio da produção sustentável de alimentos, representantes da Secretaria do Meio ambiente, Itesp e Comunidade Quilombola do Mandira e Cafundó irão dialogar sobre como estão se adaptando, ou resistindo, as comunidades quilombolas, seus conflitos, entraves e interesses frente à legislação ambiental. Na conversa serão debatidos temas como a rica expressão cultural dos quilombos que também se estende à agricultura, com a produção de alimentos sustentável e a imposição de uma produção competitiva e em larga escala imposta pela expansão urbana atual.

O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555.

 

Fonte: Jornal Cruzeiro

Share This