27 mar

Apoio emergencial exclusivo para lideranças quilombolas começa a receber pedidos

Fundo Brasil apoia CONAQ na criação e operação de iniciativa para preservar vida e segurança de ativistas sob ameaça

Nesta segunda-feira(27), A CONAQ em parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos, lança linha emergencial para apoio e segurança de lideranças quilombolas em condição de ameaça.  O Apoio Emergencial SOS Quilombola. tem como objetivo, viabilizar ações para preservar a vida e a segurança de lideranças e ativistas quilombolas ameaçadas/os em razão do seu trabalho de defesa de seu povo, de seus territórios, cultura e modos de vida.

Clique aqui para acessar agora os critérios e canais para encaminhar o pedido.

O Apoio Emergencial SOS Quilombola é um dos eixos de atuação previstos no projeto de fortalecimento da agenda política e da resiliência das organizações e comunidades quilombolas de todo o Brasil. O projeto é uma parceria entre Fundo Brasil e Fundação Ford, com objetivo de impulsionar a autonomia e o protagonismo político do movimento quilombola. Desta forma, as frentes prioritárias de atuação são definidas pela própria CONAQ.

São exemplos dessas frentes de atuação: protagonismo quilombola em sua luta por direitos, renda, soberania e segurança alimentar, entre outras.

Vidas ameaçadas

Maximino Silva, coordenador nacional pelo estado da Paraíba, da CONAQ, destaca a relevância das medidas de proteção à população quilombola “As medidas de proteção para defensores e defensoras de direitos  humanos são de suma importância, pois permite que ações emergenciais sejam fortalecidas quando do ato de violações de direitos humanos e fornecem mecanismos em defesa da vida.“

 Ele também lembra que a população quilombola é alvo de diferentes ameaças e lista as principais: “As principais violações de direitos humanos em relação às comunidades quilombolas estão vinculadas à não titulação dos territórios quilombolas, mas essas violações se manifestam de diversas formas, desde a violência física, psicológica e crimes contra a vida, efetuadas por indivíduos diretos, organizações e empreendimentos que promovem grandes impactos no nosso território, colocando em risco nossa existência”. 

Quem pode pedir o apoio

A partir deste fundo emergencial, CONAQ e Fundo Brasil de Direitos Humanos esperam apoiar a efetiva segurança e proteção de lideranças quilombolas, o aperfeiçoamento de medidas de segurança individual e coletiva e o fortalecimento de redes de solidariedade.

A resposta a demandas emergenciais se dará por meio do apoio financeiro direto a medidas de proteção aos defensores quilombolas, seus familiares e círculo mais próximo, podendo também ter como objeto de atuação suas organizações e comunidades.

As solicitações podem ser formuladas por organizações não governamentais, grupos, coletivos e/ou indivíduos. Os pedidos serão analisados por lideranças quilombolas indicadas pela CONAQ, com apoio do Fundo Brasil. 

O pedido de apoio emergencial poderá ter por foco situações e medidas diversas, tais como:

– Ação para visibilizar denúncias de ameaças e violências à lideranças em risco;

– Aquisição de equipamentos e medidas estruturantes para viabilizar ações de prevenção, proteção e garantia da vida;

– Assessoria jurídica para acompanhamento pontual de situações de ameaças e processos judiciais contra lideranças quilombolas;

– Retirada emergencial de lideranças quilombolas de seu local de atuação, em casos drásticos, embasado em análise criteriosa da conjuntura local e condição familiar e psicológica das pessoas ameaçadas.

As solicitações emergenciais devem ser enviadas ao Fundo Brasil ou à CONAQ por meio dos canais descritos neste link (clique para acessar)

Share This