21 set

Altas temperaturas, dia da árvore e uma reflexão sobre o papel dos quilombos na mudança de clima

Por: Wynnie Andreza

Como os quilombos contribuem para a preservação das florestas e como o acesso aos plenos direitos urgentes dessa população vão fazer efeito na mudança do clima.

Foi publicado recentemente pelo Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet), dois alertas de baixa umidade relativa do ar para os próximos dias no Brasil. O pico do calor em intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem. A elevação dos termômetros tem relação com o El Niño muito mais forte decorrente da emissão de gases de efeito estufa. 

Junto com as altas temperaturas está a baixa umidade do ar, num cenário de tempo predominantemente seco e aumento da insolação. 

O modo de vida das comunidades quilombolas contribuem para a conservação do meio ambiente. A forma como se desenvolve uma agricultura viável e sustentável, pelo modo como fazem sua roça, como utilizam da biodiversidade do local, contribuem com a diminuição das emissões de gases do efeito estufa Co² ou seja, é dentro das comunidades tradicionais quilombolas que existe a solução para a preservação da vida. O pleno acesso aos direitos quilombolas, a terra, à agua, à saúde, ao seu território fazem total diferença na sobrevivência do planeta.

Comunidade Quilombola de São Pedro, Território do Rio Andirá, município de Barreirinha(AM)

O papel dos quilombos na preservação do meio ambiente

Os quilombos desempenham um papel fundamental na manutenção das florestas, não apenas no Brasil, mas em várias regiões onde comunidades quilombolas existem. O conhecimento tradicional que as comunidades quilombolas possuem sobre a flora e fauna das regiões onde estão localizadas é transmitido de geração em geração e tem grande importância em práticas de manejo sustentável, identificação de espécies vegetais e animais importantes para a biodiversidade local e métodos de cultivo e coleta que minimizam o impacto ambiental.

As comunidades quilombolas frequentemente atuam como guardiãs de suas terras e florestas, impedindo a exploração predatória de recursos naturais por parte de empresas ou indivíduos sem preocupação ambiental. A CONAQ é o movimento que reúne as comunidades quilombolas há 27 anos para a proteção dos seus territórios e atua na linha de frente pela efetividade dos direitos quilombolas. 

Os quilombos também podem servir como modelos de sustentabilidade para outras comunidades e sociedades em geral. Nossas práticas de manejo ambientalmente conscientes colaboram na construção de políticas e ações que promovem a conservação florestal em níveis mais amplos.

Trilha em Comunidade Quilombola Pedra Bonita(RJ) créditos: Nathalia Purificação

No entanto, é importante ressaltar que as comunidades quilombolas enfrentam desafios significativos, incluindo a pressão por parte de interesses econômicos que buscam explorar os recursos naturais em suas terras. Portanto, a proteção dos direitos territoriais e a promoção de parcerias entre essas comunidades e outros atores, como o governo e organizações não governamentais, são cruciais para garantir que seu papel vital na conservação das florestas seja reconhecido e fortalecido.

Os quilombos desempenham um papel importante na manutenção das florestas, através do seu conhecimento tradicional, práticas de manejo sustentável, conservação do território, proteção contra a exploração predatória e como exemplos de sustentabilidade. Eles são aliados essenciais na luta pela preservação das riquezas naturais das florestas e na promoção de um futuro mais sustentável.

créditos: Nathalia Purificação

Saiba mais sobre as práticas sustentáveis quilombolas:

Os Arranjos Produtivos da CONAQ chegou em cinco territórios quilombolas em três biomas brasileiros

AINDA ESTAMOS NO PRAZO! Edital Fortalecendo os Saberes e Fazeres da Agricultura Familiar Quilombola encerra inscrições em 14 dias

Conaq e Fundo Brasil lançam edital de fortalecimento de Agricultura Familiar Quilombola(AFQ)

Share This