20 jul

CONAQ e Ecam realizam webinar de devolutiva do diagnóstico situacional da Agricultura Familiar Quilombola em territórios da Caatinga e Cerrado

Texto e Foto: Maryellen Crisóstomo

Na próxima segunda-feira, 25, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) em parceria com a Equipe de Conservação da Amazônia vai realizar o Webinar Agricultura Familiar Quilombola, estratégias para o fortalecimento. O evento vai acontecer on-line com transmissão ao vivo a partir das 15h, pelo YouTube das duas organizações.

A CONAQ e a Ecam produziram um diagnóstico situacional em territórios quilombolas localizados em 6 Estados dos Biomas Caatinga e Cerrado: Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba e Tocantins, mais o quilombo Mesquita em Goiás e o Quilombo Mesquita em Goiás.

O documento aponta os déficits na política pública de incentivo à Agricultura Familiar por parte do poder público. “A agricultura familiar é um setor historicamente marginalizado no país, sendo que até meados da década de 90 não havia nenhum tipo de política pública voltada para o atendimento das necessidades dos agricultores e agricultoras familiares”, aponta o relatório.

O levantamento por Estado foi apresentado para as comunidades contempladas pelo projeto no período de fevereiro a junho e você pode conhecer mais assistindo aos vídeos disponíveis em nosso canal do YouTube.

No próximo Webinar, e também o último previsto nesta etapa do projeto, a CONAQ e  a Ecam apresentam os dados em âmbito nacional e realizam incidência política com relação às políticas públicas de incentivo à Agricultura familiar nos últimos anos e quais são os incentivos mais acessíveis no Brasil.

Conheça mais sobre as especificidades e os desafios de acesso às políticas públicas específicas para a população quilombola no que se refere a Agricultura Familiar Quilombola nos Estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Tocantins e o quilombo Mesquita em Goiás. Relatórios disponíveis aqui

Acompanhe ao vivo pelo link abaixo.

 

Share This