21 jun

A capacitação do programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais- Google Earth e ODK está chegando para os jovens quilombolas do Pará

Entre os dias 23 e 25 de junho, de sábado à segunda-feira, acontecerão oficinas de capacitação para jovens quilombolas do estado do Pará sobre os aplicativos da Google de mapeamento geoespacial- o Google Earth (ou Google Terra) e levantamento de dados socioeconômicos e demais dados quantitativos e qualitativos, o ODK- Open Data Kit.

Liandra Macedo dos Santos, aluna da oficina Novas Tecnologias do estado do Amapá, comunidade quilombola Cunani

As oficinas são promovidas e ministradas por profissionais da Equipe de Conservação da Amazônia-ECAM, em parceria com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais- CONAQ e a Google. Para a realização destas formações conta-se com o apoio financeiro da USAID – Agencia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

As oficinas do programa Novas Tecnologias já foram ministradas para jovens quilombolas dos estados de Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Amapá. Mais de 100 jovens quilombolas já receberam formação sobre como operar os aplicativos e hoje já estão em campo em suas comunidades realizando diversos tipos de mapeamento, como mapeamentos culturais, de limites, fluviais, florestais, etc. Os formados na capacitação em Google Earth e ODK também estão sistematizando informações socioeconômicas dentre outros dados de interesse de conhecimento e organização de suas própris comunidades.

Até o momento, as equipes formadas têm se mostrado bastante engajadas nas pesquisas em suas comunidades e comunidades quilombolas vizinhas. Os jovens também têm apresentado facilidade, interesse e desenvoltura com o aprendizado das tecnologias aprendidas com a formação. Até o final do ano outras oficinas com jovens serão feitas com representantes de outras comunidades quilombolas da região amazônica.

Mirreth Karoliny, aluna da oficina de Novas Tecnoligias do estado do Amapá, comunidade Curiaú

Para a oficina deste final de semana participarão cerca de 30 jovens das comunidades de São José da Povoação ; Santa Luzia ; Bacabal ; Rosário ; Vila União ; Salvar ; Bracinho do Icatu ; Igarapé Arirá ; Mupi ; Piratuba ; Arapapuzinho ; Macapazinho ; Santa Rita das Barreiras ; Vizania ; Uxizal ; São Sebastião ; Guajará ; Itacoã ; Abacatal ; Santo Antonio ; Africa Larajetuba; São Jose do Icatu ; Espirito Santo ; Camiranga ; Itabocal ; Moju- territórios de Moju-Miri, África e Laranjituba e Poacê.

Esperamos todas e todos para este encontro!

As oficinas irão acontecer no Hotel Beira Rio, situado na avenida Bernanardo Sayão, 4804, Bairro Guamá, na cidade de Belém-PA.

Confira abaixo o vídeo-depoimento dos alunos formados na oficina do programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais do Amapá: