26 nov

Mais de 80 quilombolas eleitos para os cargos de prefeito, vice e vereador

Por Maryellen Crisóstomo

Nestas eleições de 2020, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) se dedicou a acompanhar e incentivar de maneira mais expressiva a participação de lideranças quilombolas na disputa político-partidária. Até o momento foi possível mapear 81 quilombolas eleitos sendo: 2 prefeitos, 9 vice-prefeitos (as) e 68 vereadores. Apenas a Região Sul não teve quilombolas confirmados para o próximo mandato nem no executivo, nem no legislativo.

Esse resultado pode ser monitorado devido ao trabalho de politização e incentivo realizado durante a pré-campanha,  onde os coordenadores se reuniram com os candidatos de todos os 23 Estados em que há registro de quilombos. Na ocasião foi possível identificar cerca de 500 candidaturas em todo país.

Cida Sousa, coordenadora da Conaq pelo Tocantins, um dos estados com número expressivo de vereadores eleitos, são oito, um prefeito e quatro vices, avalia essas vitórias nas urnas como uma oportunidade de fortalecimento das comunidades junto aos seus respectivos municípios. “É essencial que as associações que encabeçaram as campanhas desses candidatos permaneçam próximas desses representantes para que não sejam mais um eleito na câmara e na prefeitura, como prefeito ou vice.  Para que eles aproveitem esse espaço para contribuir com as comunidades na questão da regularização dos territórios, da saúde de qualidade, educação de qualidade e que façam atendimentos com as mulheres quilombolas”, pondera.

No Tocantins foram eleitos: prefeito em Chapada da Natividade, vices em: Chapada da Natividade, Muricilândia, Santa Fé do Araguaia e São Félix do Tocantins e oito vereadores de em sete municípios de oito quilombos diferentes.

Expectativas para o mandato

Além de Cavalcante-GO, Chapada da Natividade em Tocantins também elegeu o prefeito quilombola. Ambas com população predominante negra e quilombola. Mas, Cavalcante elegeu quatro vereadores quilombolas.

Entre eles a quilombola e professora Eriene dos Santos Rosa, 35, que se sente orgulhosa de poder assumir a vereança para ajudar a gerir o seu município juntamente com o prefeito quilombola, Vilmar Souza Costa, 40. 

Sempre engajada na política social junto ao seu território, Eriene vê mais uma oportunidade de representar a sua comunidade bem como as mulheres do seu território e do seu município. “80% da população de Cavalcante é quilombola, além do território Kalunga nós temos mais três quilombos dentro do meu município. Isso é muito importante e significativo para a nossa gestão”, enfatizou.

Pensando em ampliar e diversificar a representatividade, Eriene aponta algumas estratégias de atuação: “A minha linha de trabalho eu vou seguir junto com a juventude e linkar educação e empoderamento feminino e trazer união e fortalecimento, mostrar para as mulheres que nós somos capazes e devemos ocupar esses espaços” ressalta.

Avaliação do percurso

Antônio Crioulo, coordenador da Conaq pelo Pernambuco, que acompanhou a agenda de pré-campanha de aproximação da Conaq com as lideranças candidatas. Enaltece o resultado como. “Tínhamos em torno de 500 candidatos e elegemos 15% do nosso povo que fez campanhas honestas, sem recursos financeiros e com base nos serviços prestados e na conversa com os eleitores. Sem dúvida é um resultado expressivo.” enfatiza Crioulo.

Para o coordenador, o processo de pré-campanha é doloroso, porém é um espaço a ser melhor ocupado como estratégia de atuação do movimento. “As negociações dentro da maioria partidos se movimentam para fragilizar as lideranças na disputa política”, aponta. Ao relatar que essas articulações tendem a beneficiar políticos de carreira dentro das siglas.

Pernambuco elegeu sete quilombolas para o cargo de vereador, todos de municípios e territórios diferentes. Duas mulheres e cinco homens.

Tabela de quilombolas eleitos por Estado

02 prefeitos: Goiás e Tocantins

09 vice-prefeitos:  04 Tocantins |  02 Maranhão  | 01 Amapá | 01 Goiás | 01 Minas Gerais  

68 vereadores: 14  Maranhão  | 13 em Minas Gerais | 08 na Bahia | 08 em Tocantins | 07 em Pernambuco | 06 em Goiás | 03 no Pará | 02  no Piauí | 02 em Sergipe | 02 em  Alagoas | 01 no Amapá  | 01 no Ceará | 01 do Rio Grande do Norte

 

Share This