13 maio

Violência contra comunidades é um dos assuntos abordados em novo episódio do Podcast Trilha Quilombola.

O Podcast  é uma produção da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO)

 

Está no ar mais um episódio do podcast “Trilha Quilombola”. No episódio, recebemos a liderança quilombola, Maria Aparecida Ribeiro de Sousa, coordenadora Executiva da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) para uma análise de conjuntura do movimento quilombola do Tocantins em relação aos principais acontecimentos do ano de 2023.

Maria Aparecida relata que a situação de conflito nos territórios e o aumento da violência contra comunidades quilombolas é um desafio no estado.

“Hoje nós temos comunidades no Tocantins que sofrem violências e grande invasão no seu território. Um dos desafios que a gente percebe, hoje, é a questão do agronegócio, o desmatamento de forma desordenada dos seus territórios, e isso se torna uma situação de conflito e uma instabilidade para essas comunidades se manterem no seu território”, disse a liderança.

Durante a entrevista, também é abordada a organização para a 2° edição do Aquilombar, a maior mobilização de quilombolas do país. O ato será realizado na Funarte, em Brasília-DF, no dia 16 de maio, e tem como tema “Aquilombar, Ancestralizando o futuro”. O evento também irá realizar a 1ª Feira Nacional da Produção Quilombola.

O episódio completo está disponível no Spotify: https://open.spotify.com/episode/4DJMItI6jvu8XCCZfZWyyo?si=H1Gsm6X8RW-46XUEk9UJfQ&nd=1&dlsi=401ac2d3665b4625

 

Share This