03 fev

QUILOMBOLAS DO ESPÍRITO SANTO REPUDIAM MANIFESTAÇÕES NA BR 101

Após manifestações que provocaram o fechamento da BR 101 no norte do Espírito Santo, a Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ, juntamente com a Coordenação Estadual Quilombolas do Espírito Santo – Zacimba Gaba, lançam nota de esclarecimento sobre as movimentações que acontecem no norte do estado. De acordo com a nota, as coordenações negam participação dos quilombolas nos protestos e repudiam a forma como tem sido organizada. Para os quilombolas capixabas, os manifestantes se intitulam como pequenos agricultores com a intenção de fragmentar e enfraquecer todo território quilombola para que possam vender lotes.

Os quilombolas relatam que os envolvidos nesta ação já tentaram se apossar outras vezes das terras reconhecidas como comunidades quilombolas e que essas manifestações estão tomando proporções insustentáveis, que avançam cada vez mais para os territórios de Angelim I, Angelim II, Linharinho, São Domingos e São Jorge. Segundo a coordenação nacional e estadual, dois desses territórios ainda estão em procedimentos administrativos abertos no INCRA do Espírito Santo.

As organizações reconhecem que as ocupações são indevidas e ilegítimas do movimento quilombola.

“Nós do Movimento Quilombola do Estado do Espírito Santo , não reconhecemos essas pessoas que estão liderando o fechamento da BR 101, norte, tirando o direito de vários cidadãos de ir e vir! […] Nós quilombolas do Sapê do Norte, temos um pertencimento de território há mais de 300 anos, há mais de tres século as Comunidades Quilombolas do Sapê do Norte lutam incessantemente para sua manutenção no território, pelo direito de existirem, de serem reconhecidos como povos tradicionais, suas tradições como patrimônio imaterial da humanidade e agora se veem no dilema de litigar contra pessoas estranhas à Comunidade que se intitulam Pequenos Agricultores, mas que não pertencem a nenhum quilombo , e assim estão adentrando no território sem nenhum respeito às organizações!”

Leia a nota de esclarecimento na íntegra clicando no link abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO. DO MOVIMENTO QUILOMBOLA DO ES (1)

Share This