02 out

Nota de Pesar pelo falecimento da liderança quilombola Ilza Lopes Machado

A Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) vem a público expressar aos familiares, amigos e à Comunidade Quilombola de Casca, em especial, sua solidariedade e sentimentos pelo falecimento da liderança quilombola Ilza Lopes Machado.

Dona Ilza, como é conhecida no Rio Grande do Sul, é uma das principais lideranças das lutas quilombolas em terras gaúchas. Moradora do Quilombo de Casca, na cidade de Mostardas-RS, ela foi protagonista dos movimentos que tornou a sua comunidade a primeira área quilombola reconhecida no Rio Grande do Sul.

Participante ativa da Associação Comunitária Quilombola Dona Quitéria, Dona Ilza foi uma liderança pioneira e contribuiu de maneira impar para projetar as lutas quilombolas por reconhecimento territorial e por políticas públicas direcionadas às comunidades quilombolas.

Dona Ilza faleceu deixando uma família, amigos e companheiros de luta com muita saudade. Nos inspirou durante toda a sua vida e continuará viva nas nossas memórias. Obrigada por nos dar força e ser exemplo para as novas gerações.

Dona Ilza se junta a Mãe Bernadete. Estarão sempre presentes!

Share This