23 jan

Fortalecendo Laços e Construindo Futuros: O Encontro de Planejamento do Coletivo de Mulheres da CONAQ

Um dos principais pontos de discussão foi a necessidade de fortalecer a presença e a voz das mulheres quilombolas nos processos de tomada de decisão, tanto em níveis locais quanto nacionais. 

Por: Nathalia Purificação

Entre os dias 18 e 24 de Janeiro, apoiadas pela organização, Grassroots International, membros engajadas e dedicadas do Coletivo de Mulheres da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) reuniram-se em um encontro de planejamento que prometeu não apenas fortalecer laços, mas também moldar o futuro do movimento quilombola no Brasil.

O evento foi marcado por uma atmosfera de energia positiva e empoderamento, com mulheres representantes de diversas comunidades quilombolas compartilhando suas experiências e perspectivas. 

“O diálogo foi aberto e inclusivo permitiu que nós pudéssemos expressar nossas preocupações, aspirações e estratégias para enfrentar os desafios que os nossos quilombos enfrentam diariamente.” – Bárbara Bombom (Mulher Trans e Liderança Quilombola do estado de Goiás)

Créditos: Nathalia Purificação

Um dos principais pontos de discussão foi a necessidade de fortalecer a presença e a voz das mulheres quilombolas nos processos de tomada de decisão, tanto em níveis locais quanto nacionais. Além disso, o encontro de planejamento enfatizou a importância da educação e capacitação contínuas para as mulheres quilombolas. Durante a reunião, abordaram temas que vão desde liderança e Advocacy até questões de saúde e bem-estar. O compartilhamento de conhecimento e experiências foi incentivado, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

Com apoio do projeto ‘Resistência Quilombola’, (COSPE, CONAQ e União Européia) a discussão sobre estratégias para combater a violência contra defensoras de direitos humanos quilombolas dentro e fora das comunidades quilombolas ganhou destaque dentro da programação. As participantes destacaram a importância de ter mais ações e atividades que colaborem com a proteção dessas lideranças e pensaram em ações que possam viabilizar estratégias de proteção e segurança dos direitos humanos quilombolas. 

Créditos: Nathalia Purificação

Conheça o Resistência Quilombola clicando aqui

O encontro também realizou o lançamento do mini-doc “Tem Floresta em pé, tem mulher”, pensado e produzido pela Oxfam, Conselho Nacional das Populações Extrativistas(CNS), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu e CONAQ. 

Assista aqui: https://oxfam.box.com/s/z96cbup6jrfd0c9s2mmqi1axz6ztg89g

O planejamento de iniciativas futuras, incluindo campanhas de conscientização, programas de capacitação e a promoção de parcerias estratégicas, foram as pautas que dominaram os 5 dias de evento. 

“As mulheres quilombolas estão determinadas a serem agentes ativas na construção de um futuro mais justo e equitativo para suas comunidades.” – Graça Epifânio (Liderança Quilombola de Minas Gerais e Coordenadora do Coletivo de Saúde da CONAQ)

Créditos: Nathalia Purificação

Ao final do evento, ficou evidente que o encontro de planejamento não apenas fortaleceu os laços entre as participantes, mas também inspirou um compromisso renovado com a causa quilombola. O Coletivo de Mulheres da CONAQ sai desse encontro impulsionado, pronto para enfrentar desafios e construir um futuro onde a igualdade, a justiça e a dignidade são realidades tangíveis para todas as comunidades negras rurais quilombolas do Brasil.

Share This