free online document writer.
04 mar

Conaq e UFG lançam edital de formação para quilombolas com graduação em Direito

Por Maryellen Crisóstomo

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) torna público edital de seleção para bolsista do curso de formação de advogados e advogadas quilombolas do Brasil  Esperança Garcia, que será um ofertado na modalidade remota. O período de inscrição inicia em 06 de março e se estende até às 23h59min do dia 16 deste mesmo mês.

O curso com duração de 08 (oito) meses, vai contemplar 16 quilombolas com graduação em Direito, sendo 10 vagas para quem já possui o exame da Ordem dos Advogados do Brasil e 06 para bacharéis. Ainda será disponibilizada uma bolsa-auxílio no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) para os/as cursistas.

A secretária executiva da Conaq, Selma Dealdina, evidencia a importância desta iniciativa para o fortalecimento do coletivo jurídico da Conaq. “É um projeto pioneiro e importante para nós porque nós precisamos de mais advogados como vocês” disse ao se referir aos advogados quilombolas que já atuam no coletivo. “A gente precisa ter um coletivo forte com a participação massiva dos quilombolas”, complementa.

“Esperança Garcia é a primeira mulher advogada no Brasil e reconhecida pela OAB. A gente tem como pressuposto as identidades quilombolas, as culturas, os territórios e superar a carga histórica do racismo que fez com que o quilombola não se manifestasse em nossa sociedade racista”, explica o coordenador do curso junto à UFG, professor Cleuton César Ripol de Freitas.

O edital completo pode ser acessado neste link e também no site da Universidade Federal de Goiás.

Acesse o modelo da Declaração da Conaq aqui

Acesse a ficha de Inscrição aqui

Dúvidas  e questionamentos deverão ser encaminhados para o e-mail: adv.quilombolas@gmail.com

Print da tela da reunião de lançamento da parceira em 03/02/2021

Share This