2 de dezembro de 2025
Tereza Silva recebe Troféu Maria de Lourdes e emociona ao reafirmar a força das mulheres quilombolas
Liderança da CONAQ e da FACRQ-RS é homenageada durante o Dúdú Afro Coffee Break com as Pretas, reforçando a ancestralidade, a resistência e o protagonismo das mulheres quilombolas.
No último dia 29 de novembro, Tereza Silva – integrante do Coletivo de Saúde Quilombola da CONAQ e secretária da Federação Quilombola da FACRQ-RS, participou do Dúdú Afro Coffee Break com as Pretas, programação especial que antecedeu o jantar e a solenidade da 4ª edição do Troféu Maria de Lourdes. O evento, marcado pela celebração da força feminina negra, reuniu lideranças, artistas, militantes e representantes de diversos territórios para homenagear mulheres que se destacam em suas áreas de atuação.
Durante a cerimônia, Tereza Silva foi uma das premiadas da noite, reconhecida por sua trajetória dedicada à promoção da saúde quilombola, à articulação comunitária e à defesa do bem viver nos territórios tradicionais. A entrega do troféu, realizada com forte simbolismo, ressaltou o papel fundamental das mulheres quilombolas na construção de justiça social, cuidado comunitário e preservação da ancestralidade.
Ao receber a homenagem, Tereza não conteve a emoção e fez um discurso marcado pela força da tradição e pela afirmação da identidade quilombola.
Em suas palavras, destacou:
“A minha gratidão à Mãe Cláudia Chu, que reconheceu e valorizou o trabalho de uma mulher quilombola, entregando o Troféu Maria de Lourdes com tanto carinho e respeito. Receber este troféu como mulher quilombola é afirmar a resistência de um povo, é honrar a luta das nossas ancestrais e fortalecer a caminhada das que seguem abrindo caminhos. Este reconhecimento simboliza muito mais do que um prêmio: ele reafirma nossa identidade, nossa cultura e o compromisso com o bem-viver das mulheres negras quilombolas e de axé. Mãe Cláudia, obrigada por enxergar, acolher e fortalecer esta trajetória. Que sigamos unidas, semeando ancestralidade, luta e dignidade.”
A homenagem reforça o impacto da atuação de Tereza na defesa dos direitos quilombolas e evidencia a importância de reconhecer e amplificar as vozes das mulheres que sustentam suas comunidades com sabedoria, resistência e cuidado coletivo.
O Troféu Maria de Lourdes, que chega à sua quarta edição, segue cumprindo sua missão de homenagear mulheres negras que, com coragem e dedicação, inspiram transformações profundas e mantêm viva a herança de suas ancestrais.
Texto por Thaís Rodrigues CONAQ/Uma Gota No Oceano, publicado às 15:31:04
Categoria: Saúde Quilombola