
9 de abril de 2025
Rede Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores Quilombolas: CONAQ divulga lista final de inscrições homologadas
A Rede é uma iniciativa do Coletivo Nacional de Educação da CONAQ que irá fortalecer a representatividade das comunidades na produção e disseminação do conhecimento.
A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), por meio do seu Coletivo Nacional de Educação, torna pública a lista final de candidaturas classificadas para o processo seletivo da Rede Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores Quilombolas.
Veja a lista clicando aqui.
Agora a comissão de seleção inicia o processo de avaliação dos memoriais enviados na ficha de inscrição para selecionar pessoas para a fase de entrevistas. Com base no conteúdo do memorial, serão observados a experiência profissional, trajetórias no movimento quilombola, a relação com a sua comunidade quilombola e interesse na pesquisa dos candidatos e candidatas.
Conforme o cronograma, a divulgação será feita no dia 15 de abril. Acompanhe as datas clicando aqui.
O edital
A Rede Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores Quilombolas, iniciativa do Coletivo Nacional de Educação da CONAQ, irá fortalecer a representatividade das comunidades na produção e disseminação do conhecimento, desenvolver novos estudos voltados para a realidade e desigualdades que afetam escolas e estudantes quilombolas, atuar para fomentar os princípios da justiça social por meio de pesquisas comprometidas com os territórios quilombolas, entre outras ações de fortalecimento das comunidades.
Os pesquisadores e pesquisadoras selecionadas/os receberão apoio financeiro para a realização da pesquisa. São 28 vagas, sendo 01 vaga por estado que possui comunidades reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, e aumentando para 02 vagas na Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Pará, – estados com maior número de comunidades quilombolas.
Texto por Letícia Queiroz, publicado às 18:10:47
Categoria: Educação Quilombola